Pagar o IPVA 2021 (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) antecipado no mês de março pode trazer economia para o bolso dos cidadãos. Quem optar pela quitação do tributo até o dia 31 pode garantir descontos de até 20,8%. Para a soma máxima dos benefícios é preciso levar em conta a redução de 1% pela antecipação, além dos descontos de Bom Motorista (15% para três anos sem infrações de trânsito) e Bom Cidadão (5% para 150 ou mais notas fiscais com CPF).
O tributo pode ser quitado em qualquer agência, pontos de atendimento, aplicativo ou via home banking (internet) dos bancos Banrisul, Bradesco, Sicredi e Santander. É possível também fazer o pagamento nas agências lotéricas da Caixa Econômica Federal e no Banco do Brasil (no BB, o pagamento é somente para clientes).
Segundo dados da Receita Estadual, até 1º de março foram 1.372.411 veículos que quitaram o IPVA 2021, de uma frota aproximada de 3,6 milhões. Isso representa uma arrecadação bruta de cerca de R$ 1,4 bilhão, sendo que 50% deste valor fica com o Estado e outros 50% são do município no qual o veículo é emplacado.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Agravamento da pandemia poderá impactar na contratação de safreiros
A taxa de licenciamento e multas podem ser pagas separadamente do IPVA, sendo que o proprietário deve estar atento às datas de vencimento de cada uma das obrigações. Para quitar o IPVA, o proprietário precisa apresentar o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV) ou a placa e o Renavam do veículo.
Os dados relativos ao veículo como o valor do IPVA, multa e pendências podem ser acessados no site www.ipva.rs.gov.br ou por meio do aplicativo do tributo (IPVA RS) disponível gratuitamente para dispositivos móveis nas lojas App Store e Google Play.
Publicidade
Quem optou pelo parcelamento do IPVA em três vezes e realizou o pagamento das primeiras duas parcelas no mês de janeiro e fevereiro também deve fazer o pagamento da terceira e última cota até 31 de março. Isso vai garantir um desconto de 1% na terceira parcela pela antecipação do pagamento.
O pagamento deve ser realizado nos mesmos bancos citados acima, porém a opção de parcelamento não está disponível nas agências lotéricas da Caixa Econômica Federal, sendo possível apenas nos sistemas dos bancos credenciados.
Os descontos para bons motoristas variam em três faixas, conforme o período sem infrações cometidas no trânsito. Para os condutores que não tiveram registro de infrações nos sistemas de informações do Estado entre 1º de novembro de 2017 e 31 de outubro de 2020 (três anos), a redução é de 15%. Quem não teve multa depois de 1º de novembro de 2018 (dois anos) recebe desconto de 10% e, depois de 1º de novembro de 2019 (um ano), tem direito a um benefício de 5%.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Proposta que destina saldo do ICMS a hospitais deve ser apresentada nos próximos dias
Também em três faixas, a redução no valor do IPVA pelo desconto do Bom Cidadão resulta da participação do contribuinte (pessoa física) no Programa da Nota Fiscal Gaúcha (NFG) e a solicitação de CPF nas notas fiscais na hora da compra. O desconto máximo de 5% beneficia quem tiver 150 notas ou mais, de 3%, entre 100 e 149 notas, e de 1%, entre 51 e 99 documentos fiscais devidamente registrados.
O vencimento por placas do IPVA 2021 começa no mês abril. A partir do início do próximo mês os contribuintes não terão mais descontos por antecipação. Vantagens de Bom Motorista e Bom Cidadão podem ser acumuladas e são garantidas até a data de vencimento da placa do veículo.
Publicidade
O calendário de vencimento por final de placas inicia no dia 1º de abril e encerra no dia 26 de abril.
Quem paga: todos os proprietários de veículos automotores fabricados a partir de 2002.
Como pagar: para quitar o IPVA, o proprietário deve apresentar o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV) ou a placa do veículo e o Renavam. A taxa de licenciamento e as multas podem ser pagas separadamente do IPVA.
Publicidade
Onde pagar: Banrisul, Bradesco, Santander, Sicredi, Caixa (agências lotéricas) e Banco do Brasil (somente para clientes). Há possibilidade de pagamento online por meio dos serviços de home banking dos bancos credenciados.
LEIA TAMBÉM: Entenda as regras e novidades na declaração do IR em 2021
This website uses cookies.