Os proprietários de veículos do Rio Grande do Sul não perderam a chance de economizar na hora de quitar o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). Quase a metade dos devedores aproveitou o desconto, que podia chegar a 34,63%, e pagou o tributo em cota única antes da virada do ano, conforme dados divulgados pela Secretaria Estadual da Fazenda.
De acordo com o delegado da Receita Estadual em Santa Cruz do Sul, Luiz Augusto Wickert, essa porcentagem é semelhante também nos municípios da região e teve um incremento significativo em relação ao exercício anterior. Em 2021, somente 31% dos veículos gaúchos estavam com o imposto quitado no primeiro dia útil do ano, enquanto em 2022 esse número saltou para 39%. A explicação se deve aos atrativos oferecidos pelo governo do Estado, como o desconto por cota única, que subiu de 3% para 10%.
LEIA MAIS: Conheça os cinco carros que mais pagam IPVA em Santa Cruz
Publicidade
Desde essa segunda-feira, 3, com o reajuste de 10% na Unidade Padrão Fiscal (UPF/RS), a dedução máxima baixou para 28% caso o proprietário tenha direito a todos os benefícios. São eles: desconto do Bom Motorista, que pode ser de 5%, 10% ou 15% e depende do veículo não ter recebido multa nos últimos um, dois ou três anos, respectivamente. O Bom Cidadão está vinculado ao programa Nota Fiscal Gaúcha (NFG) e varia conforme a quantidade de notas cadastradas no CPF. O valor é de 1% para 59 a 99 notas; 3% para cem a 149 notas; e 5% para 150 notas ou mais.
LEIA MAIS: Arrecadação do IPVA em Santa Cruz deve chegar a R$ 67 milhões
Outra novidade é que o parcelamento pode ser feito em até seis vezes, e não mais em apenas três. As três primeiras parcelas têm descontos de 9%, 6% e 3%, e os benefícios já citados podem ser aplicados da mesma forma.
Publicidade
O IPVA pode ser pago nas agências bancárias e em pontos de atendimento do Banrisul e do Sicredi. No Banco do Brasil, somente para clientes. Além disso, é possível fazer a quitação pela internet e pelos aplicativos de celular, assim como por meio do Pix. Para quitar o imposto, é preciso ter em mãos o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV) ou a placa e o Renavam. É possível pagar a taxa de licenciamento e eventuais multas separadamente.
LEIA MAIS: Estado recebe 7,8 mil pagamentos por Pix no primeiro dia de coleta do IPVA
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade