Durante o 18º Encontro Nacional de Presbíteros, que ocorreu de 9 a 14 de maio em Aparecida, São Paulo, o pároco da Paróquia Sagrada Família de Arroio do Tigre, padre Rudinei Lasch, foi escolhido para integrar a nova Comissão Nacional de Presbíteros (CNP). Ele se soma a mais três padres eleitos por votação para compor a CNP: o presidente, padre André Do Vale, de Goiás; vice-presidente, padre Fausto Marinho de Carvalho Filho, de São Paulo; e o tesoureiro, padre Ariosvaldo de Jesus Aragão, da Bahia. O mandato será de quatro anos.
O encontro, realizado após quatro anos da última edição, teve como tema “Presbítero, comunhão e missão” e o lema “Vós sois todos irmãos” (Mt. 23,8) e contou com a participação de mais de 500 presbíteros de todo o Brasil e também bispos e diáconos. A CNP está interligada à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). “A CNP tem a missão de cuidar dos padres, da saúde física, emocional, espiritual. Essa comissão se preocupa como estão os padres em cada região do país. Como secretário terei a missão de acolher as informações que chegarem à Comissão, realizar relatórios e depois analisar em conjunto para verificar o que pode ser feito e oferecido, além de organizar reuniões. É um papel bastante intenso dentro da Comissão. E é também bastante gratificante ser escolhido no meio de tantos padres. É um reconhecimento pelo trabalho que venho fazendo a nível regional, de Rio Grande do Sul, e também levar o nome de nossa Paróquia, da Diocese e região. Tem trabalho, mas vale a pena a gente dedicar um pouco de tempo para ajudar a cuidar dos padres, que precisam também de cuidados”, enfatiza.
O padre Rudinei Lasch é natural de Cachoeira do Sul e está atuando em Arroio do Tigre desde janeiro de 2021. Segundo ele, foi com alegria que recebeu esta incumbência e representará os padres junto à Comissão. Ele conta que seu compromisso com a Paróquia Sagrada Família permanece o mesmo e, como secretário da CNP terá uma nova função, a de contribuir nacionalmente com os padres, através de sua participação em reuniões e decisões que envolvam a Pastoral Presbiteral.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Papa Francisco nomeia padre Bertilo João Morsch como bispo auxiliar da Arquidiocese de Porto Alegre
Durante o evento, o padre teve a oportunidade de conhecer pessoalmente o Núncio Apostólico no Brasil, Dom Giambattista Diquattro, representante da Santa Sé, nomeado pelo Papa Francisco.
Também estiveram participando do encontro em Aparecida, representando a Diocese, os padres Matheus Venturini, pároco da Paróquia São Paulo Apóstolo, de Ibarama, e Israel Brixner, vigário da Catedral de Cachoeira do Sul. “O evento foi um momento muito bonito, de encontro, após tanto tempo em que os padres não se encontravam. Houve muitos momentos de oração, também de emoção com as celebrações realizadas na Basílica. A missão do padre hoje é a comunhão, a união. O padre é aquele que congrega, mas para isso é preciso estarmos em comunhão conosco mesmos também. Peço as pessoas que continuem rezando pela Igreja, pelos padres e em especial por mim, agora nesta missão, nesta tarefa. Vamos trazer muita experiência também para a Paróquia através deste trabalho”, ressalta.
Publicidade
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE CENTRO SERRA
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade
This website uses cookies.