Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

LUTO NA IGREJA

Padre Marino Bohn morre aos 86 anos em Mato Leitão

Padre Marino Bohn morre aos 86 anos em Mato Leitão

Marino Bohn estava aposentado, mas ainda auxiliava nas atividades religiosas

O padre Marino Bohn faleceu na madrugada de quarta-feira, 6, aos 86 anos, em sua residência, em Mato Leitão. Por vários anos, ele atuou na paróquia do município e, mesmo aposentado, ainda auxiliava nas atividades. O velório ocorreu no Necrotério Paullus e na manhã de ontem o corpo foi transladado para a Igreja Matriz Santa Inês, para as últimas orações e Santa Missa, presidida pelo bispo diocesano dom Aloísio Alberto Dilli, seguida do ato de sepultamento.

Dom Aloísio manifestou solidariedade aos familiares e ao clero de Santa Cruz pela partida do irmão presbítero. “O Senhor o recompense na eternidade feliz!”, disse em nota. De acordo com informação da Diocese, o falecimento ocorreu por morte natural.

LEIA TAMBÉM: Diocese divulga transferências e nomeações nas paróquias da região

Publicidade

Filho de João Bohn Filho e Romana Emília Kliemann Bohn, o padre Marino nasceu em 1º de agosto de 1937 em Vila Mato Leitão, município de Venâncio Aires. Realizou os estudos primários na Escola Paroquial de Mato Leitão, de 1945 a 1949. Em 1950 ingressou na primeira turma dos seminaristas, no Seminário Sagrado Coração de Jesus, de Arroio do Meio.

De 1951 a 1956 recebeu formação no Seminário São José, de Gravataí. Completou sua preparação para o sacerdócio no Seminário Nossa Senhora da Imaculada Conceição, de Viamão; estudou Filosofia durante os anos de 1957 a 1959 e fez Teologia de 1960 a 1964.

O padre recebeu a ordenação diaconal no dia 22 de novembro de 1963, na Igreja Matriz São Francisco Xavier, em Santa Clara do Sul, e a ordenação presbiteral no dia 10 de julho de 1964 na Igreja Matriz Santa Inês, em Mato Leitão, ambas das mãos de dom Alberto Frederico Etges. Iniciou o exercício do ministério presbiteral na paróquia Santa Bárbara, de Encruzilha do Sul, onde também exerceu o magistério junto aos educandários locais (1964-1966).

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Dom Aloísio Dilli recebe título de Cidadão Santa-cruzense

Uma trajetória de liderança na igreja

No ano de 1967, o padre Marino Bohn foi nomeado como professor do Seminário Sagrado Coração de Jesus e vigário paroquial da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, de Arroio do Meio. Além da docência, nos anos subsequentes, de 1968 a 1971, esteve na função de reitor do Seminário Sagrado Coração de Jesus. Durante 1972 foi vigário paroquial da Catedral São João Batista, de Santa Cruz do Sul, e em 1973 trabalhou como pároco na Paróquia São Caetano, de Doutor Ricardo.

Nos anos de 1974 a 1978, padre Marino esteve na função de coordenador do Setor de Vocações e de subsecretário da Regional Sul 3 da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) em Porto Alegre. De 1979 a 1985 foi pároco da Paróquia Santo Inácio, de Lajeado. De 1986 a 1991 trabalhou na Cáritas Nacional, em Brasília.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Caminhada com Maria Pela Paz irá ao antigo Santuário de Schoenstatt

Entre 1992 e 1995 foi pároco da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, de Santa Cruz do Sul, e diretor adjunto da Ação Social Diocesana. De 1995 a 2004 atuou como secretário da Caritas Internacional/Região da América Latina e do Caribe. Nos anos de 2005 a 2007, trabalhou no Regional Nordeste 5 da CNBB em São Luís do Maranhão.

Com seu retorno ao território diocesano, fixou residência na casa paterna, em Mato Leitão, e exerceu a função de vigário paroquial nas paróquias Santa Inês de Mato Leitão, São Martinho de Palanque e São Sebastião Mártir de Venâncio Aires.

Publicidade

O padre Leandro José Lopes, vigário-geral e chanceler, observou que padre Marino deixou o testemunho de um homem que compreendeu e viveu a vida humana à luz da fé. “Seu ministério presbiteral destaca-se pela educação, pela caridade, pelo zelo de um bom pastor e pela simplicidade em bem viver e conviver.”

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.