O início do ano é período de nomeações e transferências na Diocese de Santa Cruz do Sul, conforme informou o bispo diocesano, dom Aloísio Alberto Dilli, em novembro passado. A partir de 20 de janeiro até 10 de fevereiro, ocorrerão as nove celebrações com Posses Canônicas que vão marcar a efetivação das mudanças. Uma delas será na Paróquia da Ressurreição. O padre Giovane Gonçalves vai iniciar suas atividades como pároco no dia 3 de fevereiro, às 16h30.
Aos 29 anos, ele é o padre mais jovem da Diocese. Atualmente Giovane é pároco da Paróquia Santa Bárbara, de Encruzilhada do Sul, onde atua também no setor de Comunicação da Diocese. Segundo ele, a presença nos meios de comunicação é muito importante. “A Igreja, em sua missão evangelizadora, tem que comunicar Jesus Cristo, Senhor da Vida, nosso Salvador”, afirma.
LEIA MAIS: Saiba quais serão as transferências e nomeações nas paróquias da região
Publicidade
O padre ainda não conhece a Paróquia da Ressurreição, mas espera colaborar com a comunidade crescendo na fé e na fraternidade, servindo ao povo com humildade e caridade. “Chego na comunidade, para caminhar com ela. Ela tem uma história de vida e vamos nos integrar nela”, destaca. Ele diz que deseja acompanhar a comunidade em todos os momentos.
Quem é Giovane Gonçalves?
Giovane Gonçalves é natural de Ilópolis, no Vale do Taquari, mas morou a maior parte da vida em Putinga, onde seus pais residem até hoje. Ele conta que sempre participou da igreja. “Fui coroinha quando pequeno. Minha mãe diz que desde novo eu sempre disse que queria ser padre.”
LEIA TAMBÉM: Arrecadação para restaurar a Catedral chega a 8%; veja o que está previsto
Publicidade
Ele iniciou a preparação para o sacerdócio no Seminário Sagrado Coração de Jesus, em Arroio do Meio, onde permaneceu por três anos. Em 2012, frequentou o Seminário Propedêutico em Santa Cruz. Também cursou Filosofia e Teologia na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) quando residia no Seminário Dom Alberto, em Viamão.
Em 2020, fez estágio na Paróquia São Sebastião Mártir, em Venâncio Aires, e na Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, em Estância Nova. A ordenação ocorreu em Venâncio, em 23 de agosto de 2020. Já a ordenação presbiteral foi em 16 de julho de 2021, na Catedral São João Batista. Em 2021, foi nomeado como vigário paroquial na Paróquia Santa Bárbara. No ano seguinte, foi nomeado pároco da igreja.
LEIA TAMBÉM: Tradição da bênção do Terno de Reis é mantida em Santa Cruz do Sul
Publicidade
Em 2023, Giovane solicitou ao bispo dom Aloísio Dilli para deixar Encruzilhada a fim de seguir nos estudos. Os pedidos foram aceitos. A partir de fevereiro ele vai assumir a Ressurreição e ainda neste ano iniciar a especialização em Teologia pela Faculdade Jesuíta, de Belo Horizonte.
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙
Publicidade