Santa Cruz do Sul

Pacto Santa Cruz Pela Paz conclui primeiro ano de atividades

O programa Pacto Santa Cruz Pela Paz realizou uma cerimônia na tarde dessa quarta-feira, 30, para celebrar a conclusão do primeiro ano de atividades no município. Reunidos na sede campestre do Clube Aliança, coordenadores, diretores e funcionários de escolas, professores, orientadores e demais pessoas envolvidas fizeram um balanço das ações executadas neste ano e trataram também das perspectivas para 2023. Ao final, os participantes foram convidados para um coquetel de confraternização.

Estiveram presentes os secretários municipais de Educação, Wagner Machado, e de Governança e Relações Institucionais, Everton Oltramari, além do responsável pela 6ª Coordenadoria Regional de Educação (6ª CRE), Luiz Ricardo Pinho de Moura, e sua coordenadora-adjunta, Salete Kist. Também participou a vice-presidente do Instituto Cidade Segura, Helena Guido. Alguns estudantes integrantes dos projetos Seja, Conte Comigo e Cada Jovem Conta apresentaram seus talentos musicais com violão, ukulele e saxofone.

LEIA MAIS: Gabinete de Gestão Integrada avalia ações do Pacto pela Paz e projeta investimentos para 2023

Publicidade

Em sua fala, Wagner Machado destacou a importância dos três programas para Santa Cruz e elogiou o engajamento e empenho dos envolvidos na implantação e execução das propostas. “De nada adianta falar em investimento, de disponibilizar dinheiro, se não houver a acolhida das ideias pelas pessoas que vão colocar em prática.” Disse ainda que se trata de uma relação onde todas as partes ganham com o sucesso das iniciativas. “Quando falamos em um pacto generalizado pela paz, com todas as forças ativas da sociedade e pensando em um único propósito, não tem como dizer que alguém está perdendo.”

Falou ainda sobre a educação socioemocional e o papel fundamental que ela terá na formação das crianças e adolescentes. “É ela que vai formar pessoas entusiasmadas e motivadas. É ela que vai fazer a gente sair de casa todos os dias para construir a paz.” Como exemplo, citou a pandemia e o fato de muitos não conseguirem superar seus efeitos e ainda sofrerem com eles. “Se nós, que somos adultos maduros, ainda não conseguimos nos restabelecer completamente, imagina os nossos alunos que estão em fase de socialização primária e secundária.” Por fim, agradeceu a todos os presentes.

Já Everton Oltramari enfatizou que esse é um trabalho realizado a muitas mãos e também elogiou os professores, coordenadores e diretores. “Muitas vezes, a escola é a única referência de valores para a criança. Infelizmente essa é a nossa realidade.” Em seguida, citou alguns dados sobre a violência e uso de drogas no Brasil. “Nós convivemos com muitas famílias desestruturadas, e essas crianças buscam a referência na escola.”

Publicidade

Oltramari falou ainda sobre a função do professor, que não é responsável apenas pelos conteúdos, mas também por ensinar esses valores aos estudantes. O Pacto Santa Cruz Pela Paz atingiu mais de 2,4 mil famílias e mais de 11 mil estudantes em 2022.

LEIA TAMBÉM:

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.