Lançado em abril de 2022, o Pacto Santa Cruz pela Paz está em plena execução. A iniciativa, já aplicada em outros municípios gaúchos, atua para reduzir os índices de violência. São trabalhadas ações de prevenção e também em casos já efetivados em basicamente dois eixos: o da segurança, que envolve todos os órgãos que atuam no setor; e o eixo da prevenção, com a área social e com a educação.
LEIA TAMBÉM: Santa Cruz vai ter escola municipal de tempo integral
Somente ao longo de 2023, mais de 13 mil alunos passaram por algum tipo de formação do Pacto em Santa Cruz, tanto na rede municipal quanto na estadual. A secretária de Desenvolvimento Social, Roberta Pereira, destaca os programas que são aplicados. “Tem o programa Seja, que é com as escolas estaduais e municipais. Nós temos o programa Conte Comigo, que daí é em cima de livros de história e feito com as famílias também. Mas basicamente o Pacto Pela Paz trabalha com essas questões de educação não violenta e controle de emoções. Trabalhamos valores, claro, mas muito essa educação baseada na paz e no diálogo”, frisa.
Publicidade
Ao longo de 2023, também ocorreram ações com 300 famílias e houve a formação de mais de 600 professores. Para 2024, a meta é atualizar a parte didática do Pacto, além de dar continuidade às ações do programa e ampliar as ações que são realizadas em Santa Cruz. Um dos programas que deve ser aplicado na íntegra se chama Sagaz. Ele é voltado para crianças e adolescentes que estão nos abrigos existentes no município.
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙
Publicidade