Pacto Pela Paz inicia visitas para a coleta de sugestões

Dentro do Programa Pacto Santa Cruz Pela Paz, realizado pela Prefeitura de Santa Cruz do Sul, por meio da Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana (Sesmob), ocorreram nessa sexta-feira, 5, visitas a três instituições: Coordenadoria Regional de Educação (6ª CRE), Comando Regional da Brigada Militar e Delegacia Regional da Polícia Civil.
As visitas têm o propósito de apresentar o projeto e coletar sugestões sobre possíveis ações a serem executadas no próximo ano. “Nesta primeira etapa, estamos realizando um diagnóstico para construir o projeto juntamente com a comunidade, ouvindo opiniões. É uma fase de construção, dentro de um processo colaborativo”, explicou o secretário da Sesmob, Everton Oltramari.

O projeto foi apresentado pelo diretor-executivo do Instituto Cidade Segura, Alberto Kopittke. “Estamos num processo de diálogo com as instituições. A chave do projeto é integrar, é unir todas as forças da sociedade. Vamos valorizar as ações que já estão sendo realizadas e ouvir as pessoas para implantarmos iniciativas de prevenção à violência”, afirmou.

LEIA TAMBÉM: VÍDEO: Prefeitura firma pacto para diminuição da violência no município

O coordenador da 6ª CRE, Luiz Ricardo Pinho de Moura, aprovou a iniciativa. “Queremos entrar para valer nessa cultura de paz. Especialmente nesse período de turbulências causado pela pandemia, precisamos trabalhar mais o acolhimento, o aconselhamento. Vamos sensibilizar nossas equipes diretivas e, com a capacitação que o instituto vai proporcionar aos professores, contribuir para que este não seja só mais um projeto, mas ‘o’ projeto”, garantiu.
Para o comandante do Comando Regional de Polícia Ostensiva do Vale do Rio Pardo, coronel Valmir José dos Reis, o Pacto Pela Paz será de extrema importância para a prevenção à violência. “É muito importante e de grande avanço na prevenção ao crime. É um projeto prático, que com certeza dará bons resultados”, destacou.

Publicidade

A titular da 1ª Delegacia de Polícia, delegada Ana Luísa Aita Pippi, também elogiou a iniciativa. “Queremos contribuir com o pacto. A iniciativa é muito válida, pois vai atuar nas causas da violência. Por isso estamos engajados e empolgados, porque toda a cidade ganha com ações como essa”, afirmou.

A partir deste sábado, mais uma etapa do Pacto Santa Cruz Pela Paz será realizada. Coordenada pelo Instituto Cidade Segura, uma pesquisa será realizada com mil santa-cruzenses sobre as situações de violência mais frequentes já vivenciadas. Na próxima semana haverá visitas a outras instituições de segurança, Poder Judiciário, Ministério Público e entidades representativas.

LEIA TAMBÉM: Santa Cruz já teve mais de 80 casos de violência contra crianças em 2021

Publicidade

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.