Santa Cruz do Sul

Pacto pela Paz inicia ações do programa Cidade Multicultural

Cultura em todos os lugares. Esta é a proposta do Programa Cidade Multicultural, que tem como objetivo levar música, arte e cultura em todos os espaços da cidade. Uma amostra do projeto foi realizada nesta terça-feira, 22, na Escola Municipal Guilherme Hildebrand, do Bairro Progresso. A ação é uma das iniciativas vinculadas ao projeto de prevenção à violência Pacto Santa Cruz pela Paz.

A expectativa é atender cerca de 800 crianças e adolescentes do município, incluindo escolas da cidade e do interior, e Centros de Referência da Assistência Social (Cras), conforme destaca o secretário de Cultura, Marcelo Corá. “Queremos proporcionar cultura em todos os lugares, para que nossas crianças e adolescentes sejam influenciados positivamente em suas vidas”, afirmou.

LEIA TAMBÉM: Pacto Pela Paz vai iniciar nova etapa com foco nas crianças e jovens de Santa Cruz

Publicidade

O programa iniciou há cerca de dois meses em quatro instituições de ensino do município, contemplando cerca de 130 alunos do ensino fundamental das Emefs Cardeal Leme, Harmonia, Rio Branco e Guilherme Hildebrand. A prefeita Helena Hermany destaca a importância da cultura como forma de oportunizar inclusão e desenvolvimento humano. “Enquanto uma criança e um adolescente estiverem inseridos em projetos, seja na área da música, do esporte, ela terá mais possibilidade de se tornar um ser humano mais feliz e de se sentir capaz de realizar seus sonhos”, afirmou.

João Pereira Neto e Tamires Paiano Luz | Foto: Luiz Fernando Bertuol

Felizes com a oportunidade de já se apresentarem após dois meses de ensaio, estavam o garoto João Pereira Neto e Tamires Paiano Luz, ambos de 12 anos. “A música me deixa feliz”, disse ela, e o menino descreveu, em uma palavra, o que representa a música para ele: “Música é tudo”, resumiu.

LEIA TAMBÉM: FOTOS: santa-cruzenses conhecem objetivos e métodos do Pacto pela Paz

Publicidade

O vice-prefeito Elstor Desbessell, destacou o empenho de todos para a concretização do programa. “Nosso governo trabalha em equipe. E este programa é uma oportunidade de se cultivar valores como disciplina, respeito, amizade, além de poder abrir portas no futuro para essas crianças”, ressaltou.

O secretário de Governança e Relações Institucionais, e coordenador do Pacto Santa Cruz pela Paz, Everton Oltramari, destaca a democratização da cultura como instrumento de prevenção à violência. “Democratizar e espalhar cultura é construir uma fortaleza que nos protege da violência”, salientou.

LEIA TAMBÉM: Docentes da Unisc conhecem o projeto Pacto pela Paz

Publicidade

Já o secretário de Educação, Wagner Machado, ressaltou a parceria entre todas as secretarias do município na realização de ações. “Parabéns a todos os envolvidos. Esta é mais uma ação em que todas as secretarias se juntam para que toda a comunidade de Santa Cruz ganhe com isso, dando oportunidade a nossas crianças e adolescentes”, finalizou.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Carina Weber

Carina Hörbe Weber, de 37 anos, é natural de Cachoeira do Sul. É formada em Jornalismo pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e mestre em Desenvolvimento Regional pela mesma instituição. Iniciou carreira profissional em Cachoeira do Sul com experiência em assessoria de comunicação em um clube da cidade e na produção e apresentação de programas em emissora de rádio local, durante a graduação. Após formada, se dedicou à Academia por dois anos em curso de Mestrado como bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Teve a oportunidade de exercitar a docência em estágio proporcionado pelo curso. Após a conclusão do Mestrado retornou ao mercado de trabalho. Por dez anos atuou como assessora de comunicação em uma organização sindical. No ofício desempenhou várias funções, dentre elas: produção de textos, apresentação e produção de programa de rádio, produção de textos e alimentação de conteúdo de site institucional, protocolos e comunicação interna. Há dois anos trabalha como repórter multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações, tendo a oportunidade de produzir e apresentar programa em vídeo diário.

Share
Published by
Carina Weber

This website uses cookies.