Em nova fase, as obras de ampliação e reforma da Unidade de Pronto Atendimento SUS / Urgência e Emergência (PA) do Hospital Santa Cruz vão afetar os atendimentos na casa de saúde a partir desta semana. Entre esta segunda-feira, 1º, e a próxima segunda, 8, o local atenderá com capacidade reduzida.
Conforme a diretora de Enfermagem do HSC, Fernanda Ribeiro Gallisa, o trabalho ao longo da semana focará nas intervenções na sala vermelha, onde são realizados os atendimentos de emergência, e nas salas amarela e verde, onde são atendidos pacientes que ficam em observação a curto, médio ou longo tempo, dependendo do quadro clínico e do diagnóstico. Ela ressalta que apesar da redução, a casa de saúde não negará atendimentos. “Estamos nessa semana com uma estrutura um pouco mais enxuta. Não necessariamente vamos negar os atendimentos. Todas as pessoas que acessarem o Pronto Atendimento neste período terão a devida atenção, na medida do possível”, frisa.
LEIA TAMBÉM: Região ainda tem falhas na coleta domiciliar de lixo; veja os números
Publicidade
Ainda de acordo com Fernanda, o pedido é para que durante as intervenções, pacientes com casos considerados de baixa complexidade, que não requerem um atendimento de emergência, procurem atendimento na UBS Clementina, no Centro, por exemplo. “A rede está muito bem estruturada para isso. O posto central, o Clementina, tem atendimento após as 18 horas. Estamos fazendo um trabalho forte com a Prefeitura justamente para poder direcionar as pessoas para um atendimento mais rápido, porque em alguns momentos nosso tempo de espera acaba sendo um pouco elevado em função da procura e da complexidade dos casos que aqui acessam”, destaca.
As obras
Iniciada no ano passado, a reforma ocorre em três etapas, que são a construção de uma sala de espera externa, dedicada aos familiares, melhorias no ambiente interno adequando o espaço já existente e a ampliação da sala de emergência, sala de espera e consultórios. Na parte externa, em frente ao prédio, chama a atenção a construção de um novo ambiente, climatizado, garantindo melhor acesso e acolhida aos familiares e acompanhantes que desejam ficar no local. As ampliações e reformas incluem também demolições, instalações de rede de gases medicinal, pontos hidráulicos, elétricos e de rede, acessibilidade dos ambientes, pinturas, coberturas, entre outras melhorias.
LEIA TAMBÉM: Comarcas abrem edital para apresentação de projetos
Publicidade
Anualmente, cerca de 40 mil atendimentos são realizados na unidade. A proposta é qualificar ainda mais a assistência e agilizar os fluxos de atendimento dos pacientes de baixo risco. Mais de R$ 1,5 milhão dos recursos foram repassados pelo Legislativo, oriundos das sobras de orçamento dos anos de 2021 e 2022, além de um aporte da Prefeitura previsto no orçamento de 2023.
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙
Publicidade