O El Niño continua a ganhar força, com aumento do aquecimento que já acontece nas águas do Oceano Pacífico. Com isso, permanece a tendência de chuva mais volumosa na Argentina, Uruguai e no Sul do Brasil. A meteorologista Estael Sias, da MetSul, afirma que o cenário para outubro mantém o alerta para temporais e risco elevado de alagamentos no Rio Grande do Sul.
Ela explica que há uma anomalia muito forte de chuva acima da média nos estados do Sul do Brasil. “Preocupa, porque os rios estão cheios, setembro foi excepcionalmente chuvoso, e teremos mais umas semanas de chuva volumosa, com alto risco de tempestades com raios, vendavais, queda de granizo”, analisa a meteorologista.
LEIA TAMBÉM: Limpeza de reservatório e interligação de rede afetam abastecimento de água em Santa Cruz
Publicidade
Estael comenta que fenômenos conhecidos como complexo convectivo de mesoescala são típicos do mês de outubro, se formando entre Paraguai e Argentina e avançam em direção ao oceano. “Será um período ainda de muito trabalho para nós, meteorologistas da MetSul, e a população tem que estar muito preparada e muito atenta a toda essa condição”, alerta.
Setembro, que terminou no sábado, foi o mês mais chuvoso de toda a história climatológica em Santa Cruz. Em 109 anos de medições diárias, o município nunca tinha registrado tanta instabilidade. A precipitação no município atingiu 519 milímetros no Centro e 568 milímetros no Country. Historicamente, outubro é o mês com mais chuva em Santa Cruz. A média esperada para o período é de quase 200 milímetros.
LEIA TAMBÉM: Roca Sales: onde havia desânimo agora há esperança
Publicidade
Nesta segunda-feira, 2, uma massa de ar seco e frio atua sobre o estado. O dia começou frio, mas à tarde as temperaturas serão agradáveis, com sol em praticamente todo o Vale do Rio Pardo. Durante a madrugada, diversos pontos da região tiveram temperaturas abaixo dos 10 graus, com marcas chegando à faixa dos 6 e 7 graus em alguns pontos, como em Venâncio Aires. As máximas à tarde serão entre 20 e 22 graus.
Na terça, 3, o tempo também deverá ser bom durante o dia, com temperaturas um pouco mais altas, mas entre a tarde a noite começará a formação de nuvens. Há a projeção de que a chuva chegue no final da noite de terça. A instabilidade se intensifica na quarta-feira, 4, com risco de temporal e volumes altos de chuva, mas temperaturas amenas. Na quinta, 5, o tempo volta a ficar mais seco, mas com uma queda nas temperaturas. Na sexta, 6, o dia também começa com tempo bom, mas da tarde para a noite passarão a aparecer mais nuvens e haverá chuva, com risco de temporal. O fim de semana será chuvoso, com volumes mais altos principalmente no sábado.
LEIA TAMBÉM: Setembro já é o mês mais chuvoso da história em Santa Cruz; veja a previsão para os próximos dias
Publicidade
*A previsão do tempo pode mudar a qualquer momento, sem aviso prévio.
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade
This website uses cookies.