A chegada do mês de outubro reforça as iniciativas voltadas à conscientização e promoção da saúde feminina, principalmente em torno da prevenção ao câncer de mama. Em Santa Cruz do Sul, uma programação foi especialmente preparada com esse objetivo. Os detalhes foram apresentados na manhã dessa segunda-feira, 3, na Praça da Bandeira.
Com a presença de dezenas de pessoas, o anúncio do Outubro Rosa santa-cruzense foi marcado pelos pronunciamentos em torno da qualidade de vida. Participaram do ato integrantes da Maturidade Esportiva, que haviam realizado a Caminhada da Longevidade dentro da programação do Dia Internacional do Idoso, celebrado no último dia 1º.
LEIA TAMBÉM: Campanha Outubro Rosa terá programação especial em Santa Cruz
Publicidade
Na agenda de outubro estão previstas palestras, debates em centros de convivência e no Centro de Referência de Assistência Social (Cras), momentos de confraternização e ações em unidades de saúde. As atividades terão como objetivo o compartilhamento de informações sobre o câncer de mama, além de promover maior acesso aos serviços de diagnóstico e tratamento. Um dos pontos altos da campanha será no dia 16 de outubro, com o domingo no Lago Dourado.
A titular da Coordenadoria da Mulher, Solange Basso, comemorou os quase 60 dias de inauguração do setor no município. “O objetivo da Coordenadoria é fazer com que as mulheres tenham autonomia em diferentes aspectos. Pensando nisso, nós e os voluntários da Liga Feminina de Combate ao Câncer programamos diversas atividades”, afirmou. Segundo ela, o objetivo é dar oportunidades para que as mulheres tenham melhores condições de saúde e bem-estar.
LEIA TAMBÉM: Hospital Santa Cruz lança a campanha do Outubro Rosa
Publicidade
Já a presidente da Liga, Michele Waechter, destacou o apoio do Município e da comunidade na mobilização. “É muito gratificante fazer essa parceria tão importante com Santa Cruz para falar sobre o Outubro Rosa. Uma campanha que vem ganhando força a cada ano.” Michele também falou sobre os 45 anos de atuação da Liga no município. “Só é possível através do apoio da comunidade, que acredita na importância do nosso trabalho”, enfatizou.
Prefeita de Santa Cruz do Sul, Helena Hermany, que já foi integrante da Liga de Combate ao Câncer, evidenciou o trabalho realizado. “Eu sei da importância dessa entidade, que ajuda as famílias de diversas formas e faz esse trabalho sensacional para o nosso município”, frisou.
LEIA TAMBÉM: Caminhada marcou a comemoração do Dia Nacional do Idoso
Publicidade
Além de convidar para as atividades, o secretário de Habitação, Desenvolvimento Social e Esporte, Everson Bello, destacou a importância das ações deste mês. “A gente fala muito em prevenção, e o mês de outubro não pode ser apenas considerado no aspecto festivo. Vamos aproveitar para planejar e prevenir. Espero que consigamos alcançar todos os objetivos propostos”, afirmou. Depois do anúncio da programação, o público participou de algumas atividades no local.
A programação do Outubro Rosa é uma realização da Prefeitura, por meio da Secretaria de Habitação, Desenvolvimento Social e Esporte, da Coordenadoria da Mulher, do projeto Maturidade Esportiva, em parceria com a Secretaria de Saúde, através da rede de Atenção Básica, Curso de Enfermagem da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), Laboratório Radson e Câmara de Vereadores.
LEIA TAMBÉM: Grêmio lança ação para marcar a campanha Outubro Rosa
Publicidade
A Associação de Apoio a Pessoas com Câncer (Aapecan) de Santa Cruz do Sul promoveu nessa segunda-feira, 3, a abertura da programação do Outubro Rosa. O evento contou com ações de beleza, exposição de fotos de usuárias da entidade e uma palestra sobre Empoderamento feminino e autoamor com a fotógrafa Luisa Pretzel. De acordo com a psicóloga da Aapecan, Graziela Lopes, a campanha terá muitas atividades. “Esse período da vida delas é mais vulnerável. Então, queremos apoiá-las, renovar a autoestima. Esse é o objetivo das nossas ações, ressignificar o momento da doença”, salientou.
Neste ano, a campanha abrange os 365 dias de autocuidado. “No mês de outubro enfatizamos mais, mas devemos ter em mente que precisamos nos cuidar o ano todo. As mulheres precisam se cuidar, se olhar como um todo”, ressaltou Lopes.
LEIA TAMBÉM: Medicamento para tratar câncer de mama é incorporado ao SUS
Publicidade
Eva Machado é usuária da Aapecan desde 2011. Ela tratou um câncer de mama e foi curada, mas a doença retornou no fígado. ela está em tratamento há três anos. Para Eva, a entidade é uma segunda casa. “É maravilhoso, dá pra perceber o quanto interagimos uns com os outros.”
A frequentadora também falou sobre a jornada de tratamento se tornar mais leve por conta do apoio recebido. “O tratamento é dolorido e, se não fosse esse suporte, tudo seria mais difícil. O recado que deixo é um pedido para que se examinem e se cuidem. Existe vida após o câncer”, sublinhou.
LEIA TAMBÉM: Descubra mitos e verdades sobre o câncer de mama
Dia 16 de outubro – Domingo no Lago
Dia 18 de outubro
Dia 19 de outubro
Dia 25 de outubro
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
This website uses cookies.