Santa Cruz do Sul

Outubro rosa: mamografia e autoexame são fundamentais para prevenção do câncer de mama

Durante o Outubro Rosa, intensifica-se a divulgação sobre as medidas preventivas em relação ao câncer de mama. Mas os cuidados para evitar a doença devem ser observados durante o ano inteiro. Uma das ações para a identificação do câncer de mama é a mamografia de rastreamento. Ela é ofertada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e pode ser requisitada mediante indicação médica nos postos de saúde do município a partir da avaliação dos sintomas da paciente, faixa etária e histórico familiar.

Entretanto, há algumas recomendações do Ministério da Saúde que precisam ser respeitadas. A mamografia é recomendada para pessoas de 50 a 69 anos, a cada dois anos. Para aquelas fora desta faixa etária, a realização do exame não é considerada benéfica. A exceção é para pessoas com 35 anos ou mais com histórico familiar da doença, que devem realizar o procedimento anualmente. Entre janeiro e agosto deste ano, foram encaminhadas 1.255 mamografias para pessoas de 50 a 69 anos em Santa Cruz do Sul.

LEIA MAIS: Outubro Rosa vai reforçar ações de conscientização em Santa Cruz

Publicidade

A secretária de Saúde, Daniela Dumke, avalia de forma positiva o trabalho da Prefeitura no atendimento às solicitações de mamografia. “A gente já vem tentando facilitar o acesso às pacientes, tanto que o próprio enfermeiro pode solicitar o exame, se a paciente estiver dentro do protocolo, entre 50 e 69 anos, ou com histórico familiar da doença, permitindo às mulheres realizarem o procedimento o quanto antes”, considerou.

O diagnóstico precoce segue sendo o principal aliado no combate ao câncer de mama. Por isso, outra medida importante é o autoexame. Recomendado a todas as mulheres a partir dos 20 anos, ele deve ser realizado em três etapas: observação diante do espelho, apalpação em pé e apalpação deitada. Ao identificar qualquer anomalia, a paciente deve buscar os serviços de saúde.

LEIA TAMBÉM: Hospital Santa Cruz lança a campanha do Outubro Rosa

Publicidade

Quanto à atuação preventiva, Daniela destaca que a secretaria tem se empenhado em promover o assunto e estimular o autocuidado entre as mulheres. “As unidades vem trabalhando isso muito constantemente, não apenas no Outubro Rosa. É um trabalho contínuo, tanto que a gente vem fazendo várias ações nas unidades dos bairros, juntamente com o Hospital Ana Nery. Queremos fortalecer isso cada vez mais, o controle e a prevenção, tanto do câncer de mama quanto do câncer de útero”, afirmou.

Conheça as etapas do autoexame de mama:

Diante do espelho:

  • Em frente ao espelho, observe os dois seios, primeiramente, com os braços caídos;
  • Depois, com as mãos na cintura, fazendo força;
  • Com as mãos atrás da cabeça, avalie posição, forma e tamanho do mamilo;
  • Ao pressionar levemente o mamilo, verifique se há saída de secreção.

Em pé (pode ser durante o banho):

  • Levante o braço direito e apoie-o sobre a cabeça;
  • Usando a mão esquerda esticada, faça o exame da mama direita;
  • Analise o seio em faixas, lentamente, com a ponta dos dedos;
  • Faça a avaliação com movimentos circulares, de cima para baixo;
  • Repita o procedimento no outro seio.

Deitada:

  • Com uma toalha dobrada sob o ombro direito, examine a mama direita;
  • Avalie a mama com movimentos circulares, fazendo uma leve pressão;
  • Apalpe a metade externa da mama e depois a axila;
  • Repita o procedimento no outro seio.

LEIA TAMBÉM: Descubra mitos e verdades sobre o câncer de mama

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Carina Weber

Carina Hörbe Weber, de 37 anos, é natural de Cachoeira do Sul. É formada em Jornalismo pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e mestre em Desenvolvimento Regional pela mesma instituição. Iniciou carreira profissional em Cachoeira do Sul com experiência em assessoria de comunicação em um clube da cidade e na produção e apresentação de programas em emissora de rádio local, durante a graduação. Após formada, se dedicou à Academia por dois anos em curso de Mestrado como bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Teve a oportunidade de exercitar a docência em estágio proporcionado pelo curso. Após a conclusão do Mestrado retornou ao mercado de trabalho. Por dez anos atuou como assessora de comunicação em uma organização sindical. No ofício desempenhou várias funções, dentre elas: produção de textos, apresentação e produção de programa de rádio, produção de textos e alimentação de conteúdo de site institucional, protocolos e comunicação interna. Há dois anos trabalha como repórter multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações, tendo a oportunidade de produzir e apresentar programa em vídeo diário.

Share
Published by
Carina Weber

This website uses cookies.