Outubro mais frio: quando vai mudar o tempo no Vale do Rio Pardo?

Quem costumava frequentar a Oktoberfest em outros anos lembra que a Festa da Alegria era marcada por temperaturas altas – e, é claro, chuva. Neste ano, porém, além do formato, o clima também está diferente. Há muitos dias, o tempo está mais fresco, principalmente durante a noite. Mas, afinal, quando vai iniciar o calor?

De acordo com a meteorologista Estael Sias, do instituto MetSul Meteorologia, as temperaturas estão, realmente, abaixo da média no Sul do Brasil. O motivo, conforme explica, é que houve uma espécie de prolongamento do inverno. “Ainda não permitiu que se instalassem as características típicas da primavera”, destacou.

LEIA MAIS: Por dentro da safra: chegamos a outubro e ainda com chuva

Publicidade

O que ainda está predominando no Rio Grande do Sul, segundo Estael, são massas de ar frio. A partir desta quarta-feira, 13, porém, a previsão é de que haja um aquecimento do Estado, quando as marcas devem subir um pouco, se comparadas com os últimos dias. “Não será calor intenso e durará pouco, porque no fim de semana já volta a chover”, apontou. Confira a previsão para os próximos dias:

Junto com a chuva, uma nova frente fria deve agir sobre o território gaúcho, derrubando novamente as temperaturas. Esse padrão deve se repetir ainda durante o mês de novembro.

Venâncio Aires registrou supercélula de tempestade

Ainda que o sol tenha aparecido em alguns momentos, esta segunda-feira, 11, foi predominantemente nublado e chuvoso. Em Venâncio Aires, inclusive, foi registrada uma supercélula de tempestade. Estael explicou que o fenômeno é uma enorme nuvem, com presença de um mesociclone, em que o ar ascendente gira no interior da nuvem.

Publicidade

As condições que formam uma supercélula de tempestade é o padrão divergente de vento, permitindo que a tempestade seja inclinada.

LEIA MAIS: Calorão antecede chuva: veja a previsão do tempo para esta semana em Santa Cruz

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Heloísa Corrêa

Heloisa Corrêa nasceu em 9 de junho de 1993, em Candelária, no Rio Grande do Sul. Tem formação técnica em magistério e graduação em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo. Trabalha em redações jornalísticas desde 2013, passando por cargos como estagiária, repórter e coordenadora de redação. Entre 2018 e 2019, teve experiência com Marketing de Conteúdo. Desde 2021, trabalha na Gazeta Grupo de Comunicações, com foco no Portal Gaz. Nessa unidade, desde fevereiro de 2023, atua como editora-executiva.

Share
Published by
Heloísa Corrêa

This website uses cookies.