O outono de 2023 começa nesta segunda, 20, às 18h25 (horário de Brasília) e termina às 11h58 (horário de Brasília) do dia 21 de junho. A estação será marcada pelo retorno das precipitações regulares em todo Estado. De acordo com o meteorologista da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), Flávio Varone, as projeções climáticas indicam regularidade na distribuição das chuvas ao longo dos próximos meses, o que representa volumes próximos ou superiores ao que já é esperado em todas as regiões.
“O fim do evento La Niña e a consequente condição de neutralidade na atmosfera garantirão ao trimestre abril-maio-junho a normalidade das chuvas em todo Estado”, explicou Varone. “As temperaturas também terão um comportamento dentro da normalidade. Isso significa que o ingresso de massas de ar frio vai provocar a diminuição gradativa das temperaturas nos próximos meses, especialmente a partir de maio, criando condições para a ocorrência de fenômenos típicos da estação, como nevoeiros e geadas”, acrescentou o meteorologista.
LEIA TAMBÉM: Chuva da primeira semana de março quase supera volume de todo o mês anterior
Chuvas
- Abril: chuva próxima da média na maioria dos municípios, com valores ligeiramente inferiores ao normal nos setores Norte e Noroeste.
- Maio: previsão de chuva dentro da normalidade na maioria das regiões, com valores acima da média na faixa Leste e na Zona Sul.
- Junho: chuva próxima da média em todo Estado. No Vale do Uruguai, Missões, Zona Sul e Litoral a tendência é de chuva acima da média na maioria das localidades.
Temperaturas máximas
- Abril: valores abaixo da normalidade em todo Estado.
- Maio: próxima da média em todas as regiões.
- Junho: dentro do padrão normal na maior parte do Estado, com valores ligeiramente mais elevados no Litoral.
LEIA TAMBÉM: Produtores têm até esta segunda-feira para se inscrever para cisternas em Santa Cruz
Temperaturas mínimas
- Abril: valores próximos da normalidade na metade Leste e inferiores à média histórica nas demais regiões.
- Maio: abaixo da média histórica na maior parte do Estado, com valores próximos da normalidade no setor Leste e Litoral.
- Junho: acima do normal em praticamente todas as regiões.
- Com infirmações do Governo do Estado do RS.
Previsão do tempo para os próximos dias em Santa Cruz*:
Depois de um fim de semana de muito calor em Santa Cruz do Sul as altas temperaturas devem continuar nos próximos dias. Conforme a previsão da MetSul Meteorologia, a semana também será marcada por chuva fraca e em pouco volume, e o predomínio será de sol entre nuvens. Os termômetros irão variar entre 17 e 34 graus.
- Terça, 21
- Mínima de 20 graus
- Máxima de 30 graus
- Chuva prevista: 0,6 milímetros
- Tempo: chuva fraca ⛈
- Quarta, 22
- Mínima de 18 graus
- Máxima de 29 graus
- Chuva prevista: 0,3 milímetros
- Tempo: chuva fraca ⛈
- Quinta, 23
- Mínima de 17 graus
- Máxima de 34 graus
- Chuva prevista: 0,2 milímetros
- Tempo: sol com muitas nuvens ⛅️
- Sexta, 24
- Mínima de 20 graus
- Máxima de 34 graus
- Chuva prevista: 0,2 milímetros
- Tempo: nublado ☁️
*A previsão do tempo pode mudar a qualquer momento, sem aviso prévio.
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Carina WeberCarina Hörbe Weber, de 37 anos, é natural de Cachoeira do Sul. É formada em Jornalismo pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e mestre em Desenvolvimento Regional pela mesma instituição. Iniciou carreira profissional em Cachoeira do Sul com experiência em assessoria de comunicação em um clube da cidade e na produção e apresentação de programas em emissora de rádio local, durante a graduação. Após formada, se dedicou à Academia por dois anos em curso de Mestrado como bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Teve a oportunidade de exercitar a docência em estágio proporcionado pelo curso. Após a conclusão do Mestrado retornou ao mercado de trabalho. Por dez anos atuou como assessora de comunicação em uma organização sindical. No ofício desempenhou várias funções, dentre elas: produção de textos, apresentação e produção de programa de rádio, produção de textos e alimentação de conteúdo de site institucional, protocolos e comunicação interna. Há dois anos trabalha como repórter multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações, tendo a oportunidade de produzir e apresentar programa em vídeo diário.