A semana terá tom de despedida para os fãs do verão. Isso porque a estação mais quente do ano dará lugar ao outono a partir das 00h06 de quarta-feira, 20. A mudança estará acompanhada por tempo instável em todo o Rio Grande do Sul, incluindo Santa Cruz do Sul. Na quinta-feira, 21, já há forte risco de temporais no Estado.
Desde o fim de semana, a instabilidade já atua sobre o Estado, principalmente na metade oeste, devido a uma massa de ar quente e úmida. Entre quinta-feira, 14, e a tarde de domingo, 17, Uruguaiana registrou 279 milímetros de chuva, enquanto Alegrete teve 168 milímetros, o equivalente ao esperado para dois meses. Houve inundações na região e Uruguaiana teve de decretar situação de emergência.
LEIA TAMBÉM: Santa Cruz sedia Encontro Regional das Américas para discussão do tabaco
Publicidade
Até quarta-feira, 20, a massa de ar quente e úmida seguirá atuando sobre o Estado. Isso favorecerá episódios de chuva isolada, com risco de temporais isolados e que podem ocorrer rajadas de vento forte. No entanto, não são ocorrências generalizadas e a chuva forte não deve ocorrer em todas as cidades. Também haverá calor: na quarta, as máximas devem ser de 36 graus em Santa Cruz.
No entanto, uma situação preocupante deverá ser vista entre a madrugada e a manhã de quinta-feira, 21. Isso porque uma frente fria chega ao estado, encontrando a massa de ar quente e úmida. Isso gerará grandes nuvens de tempestade e deve provocar chuva forte a intensa na maior parte do Estado. A MetSul prevê que os volumes podem variar de 50 a 100 milímetros em um período de três a seis horas em diversos pontos.
LEIA TAMBÉM: Curso de Medicina da Unisc completa 18 anos
Publicidade
Além disso, há alto risco de raios e rajadas de vento forte. Em diferentes pontos, isso pode caracterizar vendavais. É possível que sejam registrados danos, falta de luz e alagamentos em vários municípios. Segundo a MetSul, esta será a situação de maior risco meteorológico no Rio Grande do Sul desde os temporais de 16 de janeiro, que provocaram falta de luz em diversos pontos.
No fim da semana, enquanto a frente fria segue em direção aos demais estados do Sul do Brasil, uma massa de ar frio avançará sobre o Rio Grande do Sul. Isso causará queda acentuada na temperatura, com noites amenas e agradáveis. Em Santa Cruz do Sul, a sexta-feira deverá ter mínima de apenas 12 graus e máxima não passando dos 25 graus. O fim de semana será de tempo ensolarado e com temperaturas que não devem superar os 30 graus.
LEIA TAMBÉM: FOTOS: o legado de imagens do pastor Eberhardt
Publicidade
*Dados da MetSul Meteorologia. A previsão do tempo pode mudar a qualquer momento, sem aviso prévio.
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS NO PORTAL GAZ
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙
Publicidade
This website uses cookies.