Finalmente ele chegou. O frio, desejado por muitos que já não aguentavam o abafamento, “aterrissou” no Rio Grande do Sul. Desde as primeiras horas de ontem, os termômetros marcaram 8 graus e a máxima não passou dos 15. E os amantes do frio já podem tirar os casacos do armário e comemorar. Isto porque o ar gélido será sentido com ainda mais intensidade amanhã. Segundo a previsão meteorológica, Santa Cruz do Sul pode registrar 4 graus nesta quinta-feira e a massa de ar polar deve perdurar durante todo o fim de semana.
Conforme o meteorologista da Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária (Fepagro), Flávio Varone, a tendência é que o resto do outono seja marcado por temperaturas cada vez mais baixas. “A inclinação é que tudo ocorra dentro da normalidade. Outono é uma estação de transição e de preparação para o frio. Então, é de praxe que as marcas caiam aos poucos”, explica. Com relação às chuvas, o especialista afirma que elas devem diminuir consideravelmente a partir da próxima semana, visto o enfraquecimento do El Niño. “Agora entramos em um período de neutralidade em que as condições climáticas não sofrerão mais alterações por conta do fenômeno”, complementa.
Diferente do ano passado, em que poucos foram os dias de baixas temperaturas durante o inverno, em 2016 as massas de ar frio devem entrar no Estado com mais regularidade. Conforme Varone, a próxima estação deve ter números negativos. “Será o típico inverno gaúcho, com direito a muito frio e geada.” Com isso, as tradicionais culturas de inverno, como o trigo, por exemplo, não serão afetadas. A previsão meteorológica também não descarta o chamado veranico.
Publicidade
LEIA MAIS NA GAZETA DO SUL
DESTA QUARTA-FEIRA
This website uses cookies.