Viajar pelas nossas estradas e conhecer novos lugares não tão longe de casa se tornou mais comum entre as famílias após a chegada da pandemia. Mas isso também trouxe uma preocupação a mais. Depois de percorrer algumas horas e quilômetros, sempre é recomendável uma paradinha para esticar as pernas, os braços e fazer aquele desaperto. Aí muitas vezes surge a decepção: a falta de cuidados com os banheiros à beira de estrada. São poucos os postos, restaurantes e lancherias que mantêm esses locais em boas condições de higiene.
Há alguns meses, ocorreu até uma situação inusitada. O banheiro de um posto de combustíveis estava quase lotado de material de construção. E ainda foi necessário driblar a água pelo chão para chegar a uma pia com torneira sem defeito. O único objeto sem problemas de conservação era um cartaz na parede com os dizeres “Ajude a manter a ordem neste local”.
Nas situações que mostram o descaso, outro fato que chamou a atenção há algum tempo, em uma das paradas durante uma viagem, foi de uma criança que relutou em sentar no vaso sanitário por causa das péssimas condições. Os pais tiveram que fazer muito esforço, com a limpeza e colocação de proteção, para convencer a criança. Água pelo chão, torneiras e pias quebradas, portas estragadas são comuns nesses lugares, sem falar na falta de limpeza e o odor.
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Os locais que entram na lista das exceções geralmente apresentam grande movimento de pessoas, tanto para abastecer os veículos como para fazer lanches. Como um exemplo, em Ijuí, no entroncamento de duas rodovias, há um posto de combustíveis onde há até música no banheiro. E é difícil não encontrar um funcionário no trabalho de limpeza. A loja de conveniência e lancheria sempre tem grande movimento.
O problema mostra dois lados: de um, a falta de preocupação de muitos proprietários de estabelecimentos em atender bem os consumidores além da finalidade específica. O banheiro nos locais à beira da estrada para muitos serve como cartão de visitas sobre a qualidade dos serviços prestados aos clientes. Por outro lado, há a falta de educação de parte da população, ao não ajudar a cuidar do patrimônio e espaços de uso comum, assim como da limpeza. Ao usar os locais, as pessoas devem ter o mesmo cuidado e lembrar-se dos outros que também irão usá-los, tal como fariam em nas próprias casas.
Em um país onde a maior parte dos deslocamentos ocorre por rodovias, é elogiável a atitude dos empreendedores que deixaram para trás a velha ideia de que o viajante encontrará sempre comida ruim e banheiros sujos nos estabelecimentos à beira da estrada. Afinal, trata-se de uma questão de saúde pública. Uma recomendação é telefonar para o Serviço de Fiscalização da Prefeitura e denunciar a irregularidade. O número desse telefone deve estar afixado, por lei, de modo bem visível no interior do banheiro. E se não estiver, é mais uma irregularidade a comunicar.
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