A Páscoa vai além dos tradicionais ovos de chocolate. A data, comemorada sempre no primeiro domingo após a primeira lua cheia de outono, é uma das mais importantes festividades para o Cristianismo, pois representa a ressurreição de Jesus Cristo. Neste ano, a celebração será no próximo domingo e famílias aproveitam para decorar os lares.
LEIA TAMBÉM: Artesanato indígena ganha clima de Páscoa nas ruas de Santa Cruz
Em Santa Cruz do Sul, um tipo de ornamentação ganha cada vez mais espaço: a Osterbaum. Com tradição germânica, a árvore é composta por um tronco seco com alguns galhos onde são penduradas casquinhas de ovos naturais enfeitados. No apartamento de Marlene Ritter Bülow, de 68 anos, a decoração foi além, e se espalhou pelos corredores do condomínio em que reside, no Bairro Santo Inácio.
Para ela, é uma forma de mostrar como a cultura religiosa é rica e importante nas celebrações. “Eu sempre gostei de decoração. Inclusive, era responsável pelas cerimônias e decoração de Páscoa na escola que eu lecionava Ensino Religioso, em Cachoeira do Sul”, disse a professora aposentada.
Publicidade
A ideia de levar a Osterbaum para os corredores do prédio aconteceu neste ano. “Eu conversei com o síndico do condomínio e ele me autorizou a fazer a decoração. É uma forma que encontrei para divulgar essa tradição tão bonita, que é de cultura germânica.” Ela também já projeta a decoração para 2024. “Neste ano, foram duas árvores, mas para o ano que vem, penso em ampliar e fazer com que as crianças do condomínio se envolvam com a decoração.” Livros explicativos sobre a Osterbaum também foram colocados junto aos enfeites, uma forma de espalhar o conhecimento a respeito do assunto.
LEIA TAMBÉM: Veja o que abre e o que fecha no feriadão de Páscoa em Santa Cruz
A Osterbaum, ou árvore pascal, tem um período para ser montada, assim como o pinheiro natalino. “Na sexta-feira, antes do domingo de Páscoa, iniciamos a decoração apenas com o galho seco. Já na véspera, se enfeita os galhos com as cascas de ovos. A retirada da decoração ocorre a partir do segundo domingo após as celebrações”, contou Marlene.
Publicidade
Conforme Lissi Bender, escritora, cronista, doutora em Ciências Sociais na área de Antropologia Cultural e vice-presidente da Academia de Letras de Santa Cruz do Sul, a Osterbaum surgiu por meio de um costume antigo na Alemanha, de enfeitar arbustos de jardim com ovos coloridos ou recolher galhos secos para serem decorados com cascas de ovos para celebrar a data.
LEIA TAMBÉM: Candelária celebra a 11ª Chococande; confira a programação
Na Alemanha, o galho seco é incorporado na tradição pois, na época de Páscoa, as árvores estão praticamente sem folhas, por ser início da primavera. Já no Brasil, é início de outono e as folhas começam a cair. “De acordo com a doutrina cristã, os ovos coloridos, colocados em uma árvore, representam o tempo da morte e da ressurreição de Jesus. Assim como as árvores, que perdem suas folhas no outono e ressurgem vivas na primavera”, explicou Lissi.
Publicidade
A especialista na área frisou que Santa Cruz cultiva o hábito de enfeitar a cidade durante o Natal, e que a decoração de Páscoa está ganhando mais adeptos. Ela sugere um olhar especial à data por parte do poder público e da comunidade. “Poderíamos também enfeitar com ovos coloridos a nossa praça ou a frente das residências”, recomenda.
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS NO PORTAL GAZ
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade
This website uses cookies.