A Catedral São João Batista recebe nesta sexta-feira, 28, o concerto da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa). A atividade inicia-se às 19 horas, com entrada gratuita e por ordem de chegada. A programação marca a retomada do musical após as enchentes. Além disso, o espetáculo faz parte da comemoração dos 200 anos da Imigração Alemã, no Rio Grande do Sul. Quem for prestigiar o evento poderá fazer a doação de roupas de inverno, como blusas, casacos e cobertores. Haverá um ponto de coleta no local. A mesma programação também irá ocorrer amanhã, em Taquara.
LEIA TAMBÉM: De Sobradinho para o mundo: bailarino Adilso Machado da Silva se destaca na Europa
A Ospa existe desde 1950 e é vinculada à Secretaria Estadual da Cultura (Sedac-RS). A orquestra teve sua agenda interrompida em maio devido às enchentes que atingiram o Estado. A casa do Concerto também foi afetada pelas águas, e por lá ainda não há data para a volta das atividades. O espetáculo em Santa Cruz tem o objetivo de valorizar a herança cultural da Alemanha.
Publicidade
Com regência de Evandro Matté e participação da cantora lírica Carol Braga, os concertos fazem parte da agenda organizada pela Comissão Oficial do Bicentenário da Imigração Alemã, além de integrar a Série Interior da temporada artística 2024 da Orquestra. O evento também recebe apoio da Secretaria Municipal de Cultura, que compõe a Comissão Municipal do Bicentenário, responsável pela programação alusiva em âmbito local.
O espetáculo inclui alguns dos maiores nomes da música alemã: Ludwig van Beethoven (1770-1827), Johann Sebastian Bach (1685-1750), Johannes Brahms (1833-1897), Georg Friedrich Händel (1685-1759) e Jacques Offenbach (1819 – 1880). O repertório contempla também outros compositores de língua alemã, como os austríacos Franz Schubert (1797-1828), Johann Strauss II (1825-1899) e Wolfgang Amadeus Mozart (1756 – 1791).
Como é tradição nos concertos da Ospa no Interior, o programa traz uma peça brasileira: O Garatuja, composta por Alberto Nepomuceno e inspirada no romance homônimo de José de Alencar. Mezzo-soprano de destaque na cena operística brasileira, Carol Braga cantará duas peças com a Ospa: He Shall Feed His Flock, do oratório Messiah, de Händel, e Parto, Ma Tu Ben Mio, da ópera La Clemenza di Tito, de Mozart.
Publicidade
LEIA MAIS SOBRE CULTURA E LAZER
This website uses cookies.