Santa Cruz do Sul

Ospa se apresenta nesta sexta na Catedral São João Batista; veja detalhes

A Catedral São João Batista recebe nesta sexta-feira, 28, o concerto da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa). A atividade inicia-se às 19 horas, com entrada gratuita e por ordem de chegada. A programação marca a retomada do musical após as enchentes. Além disso, o espetáculo faz parte da comemoração dos 200 anos da Imigração Alemã, no Rio Grande do Sul. Quem for prestigiar o evento poderá fazer a doação de roupas de inverno, como blusas, casacos e cobertores. Haverá um ponto de coleta no local. A mesma programação também irá ocorrer amanhã, em Taquara.

LEIA TAMBÉM: De Sobradinho para o mundo: bailarino Adilso Machado da Silva se destaca na Europa

A Ospa existe desde 1950 e é vinculada à Secretaria Estadual da Cultura (Sedac-RS). A orquestra teve sua agenda interrompida em maio devido às enchentes que atingiram o Estado. A casa do Concerto também foi afetada pelas águas, e por lá ainda não há data para a volta das atividades. O espetáculo em Santa Cruz tem o objetivo de valorizar a herança cultural da Alemanha.

Publicidade

Com regência de Evandro Matté e participação da cantora lírica Carol Braga, os concertos fazem parte da agenda organizada pela Comissão Oficial do Bicentenário da Imigração Alemã, além de integrar a Série Interior da temporada artística 2024 da Orquestra. O evento também recebe apoio da Secretaria Municipal de Cultura, que compõe a Comissão Municipal do Bicentenário, responsável pela programação alusiva em âmbito local.

O concerto em Santa Cruz

O espetáculo inclui alguns dos maiores nomes da música alemã: Ludwig van Beethoven (1770-1827), Johann Sebastian Bach (1685-1750), Johannes Brahms (1833-1897), Georg Friedrich Händel (1685-1759) e Jacques Offenbach (1819 – 1880). O repertório contempla também outros compositores de língua alemã, como os austríacos Franz Schubert (1797-1828), Johann Strauss II (1825-1899) e Wolfgang Amadeus Mozart (1756 – 1791). 

Como é tradição nos concertos da Ospa no Interior, o programa traz uma peça brasileira: O Garatuja, composta por Alberto Nepomuceno e inspirada no romance homônimo de José de Alencar. Mezzo-soprano de destaque na cena operística brasileira, Carol Braga cantará duas peças com a Ospa: He Shall Feed His Flock, do oratório Messiah, de Händel, e Parto, Ma Tu Ben Mio, da ópera La Clemenza di Tito, de Mozart.

Publicidade

Agenda

  • O quê: apresentação da Ospa
  • Quando: hoje, às 19 horas
  • Onde: dentro da Catedral São João Batista
  • Acesso: entrada gratuita

LEIA MAIS SOBRE CULTURA E LAZER

Ricardo Gais

Natural de Quarta Linha Nova Baixa, interior de Santa Cruz do Sul, Ricardo Luís Gais tem 26 anos. Antes de trabalhar na cidade, ajudou na colheita do tabaco da família. Seu primeiro emprego foi como recepcionista no Soder Hotel (2016-2019). Depois atuou como repositor de supermercado no Super Alegria (2019-2020). Entrou no ramo da comunicação em 2020. Em 2021, recebeu o prêmio Adjori/RS de Jornalismo - Menção Honrosa terceiro lugar - na categoria reportagem. Desde março de 2023, atua como jornalista multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações, em Santa Cruz. Ricardo concluiu o Ensino Médio na Escola Estadual Ernesto Alves de Oliveira (2016) e ingressou no curso de Jornalismo em 2017/02 na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). Em 2022, migrou para o curso de Jornalismo EAD, no Centro Universitário Internacional (Uninter). A previsão de conclusão do curso é para o primeiro semestre de 2025.

Share
Published by
Ricardo Gais

This website uses cookies.