Categories: Cinema

Oscar, quem é que vai levar?

A 88ª edição da premiação do Oscar ocorrerá neste domingo, direto dos EUA, em Los Angeles, com apresentação do comediante Chris Rock. A cerimônia será transmitida no Brasil pelo canal a cabo TNT a partir das 20h30, com a cobertura do “tapete vermelho” feita pela top model Carol Ribeiro, com comentários de Domingas Person e Rubens Ewald Filho. Na tevê aberta, a Rede Globo transmite a entrega dos prêmios após o Big Brother Brasil, com apresentação de Maria Beltrão e comentários de Artur Xexéo e da atriz Glória Pires.

O filme O Regresso, de Alejandro Gonzalez Iñárritu, indicado em 12 categorias, é considerado o grande favorito da noite. Ele está em cartaz no Cine Santa Cruz e conta a história do mercador de peles Hugh Glass (interpretado por DiCaprio), que, após ser gravemente ferido, é abandonado por seus companheiros no extremo norte dos EUA, em pleno ano de 1823. Iñárritu recebeu os prêmios de Melhor Filme e Melhor Diretor no ano passado com Birdman e tem grandes chances, novamente, em 2016. O longa brutal tem fotografia, trilha sonora e figurinos espetaculares, e foi rodado apenas com luz natural. DiCaprio está soberbo e merece, enfim, levar a sua estatueta para casa.

Filmes com mais indicações

Publicidade

A Garota Dinamarquesa, de Tom Hopper – Indicado em quatro categorias, é um filme lindo, com visual riquíssimo, que conta a história da primeira transexual a fazer uma cirurgia de redesignação de sexo, em 1920. Com atuações singulares, merece levar algum prêmio.

Os Oito Odiados, de Quentin Tarantino – Indicado em três categorias, é o segundo faroeste do diretor e que definitivamente leva sua marca. Mostra um caçador de recompensa levando uma prisioneira para execução. Violento e recheado de humor negro, mas excelente.

O Quarto de Jack, de Lenny Abrahamson – Indicado em quatro categorias, é um dos melhores do ano. Uma história simples, mas com implicações gigantescas, que revela um drama com uma delicadeza sem par. Brie Larson merece levar a estatueta de Melhor Atriz.

Publicidade

Spotlight: Segredos Revelados, de Thomas McCarthy – Indicado em seis categorias, reconstitui o trabalho de um grupo de jornalistas que traz a público os casos de pedofilia dentro da Igreja Católica. Filme com bom ritmo e ótimas atuações.

Ponte dos Espiões, de Steven Spielberg – Indicado em seis categorias, conta a história de um advogado que defendeu e negociou a troca de um espião soviético por um piloto americano feito prisioneiro. Spielberg chegou a um patamar em que todos os seus filmes têm um nível de qualidade superior, mas este não se distingue especialmente. 

Brooklyn, de John Crowley – Indicado em três categorias, é um filme lindo sobre a jornada de uma imigrante irlandesa que tenta a vida na América. 

Publicidade

A Grande Aposta, de Adam McKay – Indicado em cinco categorias, mostra um grupo de investidores que previram a crise de 2008 e lucraram quando todos estavam perdendo.

Carol, de Todd Haynes – Indicado em seis categorias, trata do relacionamento entre uma vendedora e uma dona de casa em processo de separação, que tenta fugir de uma relação de conveniência.

Creed: Nascido para Lutar, de Ryan Coogler – Indicação de Melhor Ator Coadjuvante para Sylvester Stallone. Uma das melhores surpresas do ano, é um ótimo filme, com um Stallone que merece o prêmio.

Publicidade

Steve Jobs, de Danny Boyle – Indicado em duas categorias, é a cinebiografia bem-sucedida do criador da Apple. Kate Winslet merece a estatueta.

Ex-Machina, de Alex Garland – Indicado a duas categorias, é um filme que trata sobre robótica e inteligência artificial, mas sob um viés humano e ético. Roteiro fabuloso, filme surpreendente.

Perdido em Marte, de Ridley Scott – Indicado em sete categorias, mostra a luta pela sobrevivência de um astronauta deixado no planeta vermelho por sua equipe. Irreverente e cheio de conteúdo científico apurado.

Publicidade

Mad Max: A Estrada da Fúria, de George Miller – Indicado em dez categorias, foi um dos melhores filmes em 2015, sem sombra de dúvida. Mesmo assim, surpreendeu ao receber tantas indicações da academia.

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.