Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Memória

Os primeiros reis Momos do Carnaval de Santa Cruz

Nesta segunda feira de Carnaval, vamos lembrar dos primeiros reis momos de Santa Cruz do Sul. No Brasil, o pioneiro foi o carioca Moraes Cardoso, apresentado nos festejos de 1933.

A leitora Célia da Rosa recorda que, nos primeiros carnavais da cidade, não havia rei Momo, mas sim o remelexo, que animava o público com suas danças e brincadeiras. Os mais populares foram Borboleta, Pulga e Loucura (apelidos). Depois, foi “importado” de Candelária o Janga (ou Janguinha), que abria os desfiles e bailes.

Em 1968, a Prefeitura organizou o 1º Carnaval Municipal Oficial de Santa Cruz. O prefeito era Orlando Baumhardt e o metalúrgico Nelson Knak (Chumbão) foi apresentado como Rei Momo. Ele tinha quase dois metros de altura, pesava 130 quilos e era muito animado, ficando na função por vários anos. Em 1973, no governo de Elemar Gruendling, foi reeditado o Carnaval Municipal e Chumbão foi novamente indicado.

Publicidade

Foto: bancoNelson Knak (Chumbão)
Nelson Knak (Chumbão)

 

Dois dias antes dos festejos, o pai de Chumbão faleceu e ele foi substituído pelo mecânico Hélio Baierle. Hélio também era “peso pesado” e muito brincalhão, permanecendo no reinado por vários carnavais. No final dos anos 80, no governo de Armando Wink, ocorreu o primeiro concurso para Rei Momo e o vitorioso foi Paulo Roberto dos Santos (Barbosão) com seus mais de 100 quilos. Ele foi o primeiro rei negro e permaneceu por vários anos, sempre com muita alegria.

Foto: bancoHélio Baierle
Hélio Baierle

 

Publicidade

O rei do Carnaval remete a Momo, figura da mitologia grega associada a festas, bebida e comida. Por isso, o escolhido é alegre e acima do peso. Os três lembrados são falecidos. Através deles, homenageamos a todos que já exerceram esta função no nosso Carnaval.

Pesquisa: Gazeta do Sul

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.