Após 35 anos de serviços prestados à Brigada Militar (BM), o coronel Valmir José dos Reis deixa o posto de comandante do Comando Regional de Polícia Ostensiva do Vale do Rio Pardo (CRPO/VRP) e assumirá, no próximo dia 10 de fevereiro, a Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana da Prefeitura de Santa Cruz do Sul. O anúncio foi feito nessa terça-feira, 25, pela prefeita Helena Hermany em uma solenidade no Santa Cruz Country Club.
“Aqui tem integração. Câmara de Vereadores, Prefeitura, empresários e forças de segurança. É bom governar aqui e será ainda melhor com o trabalho do coronel Reis na Prefeitura. Só tenho a agradecer à escola da Brigada Militar, que me trouxe o trabalho do coronel Oltramari e também do coronel Reis”, comentou a prefeita. Éverton Oltramari, que até então é o titular da Segurança, irá assumir a Secretaria de Governança e Relações Institucionais.
A solenidade, que contou com a presença do vice-governador e secretário estadual de Segurança Pública, Ranolfo Vieira Júnior, e do comandante-geral da BM, coronel Vanius Santarosa, foi marcada pela entrega de quatro viaturas ao CRPO/VRP: um Corolla Cross, um Volkswagen Virtus e duas motocicletas Honda de 750 cilindradas. O primeiro veículo ficará à disposição da Agência Regional de Inteligência e da corregedoria do CRPO/VRP.
Publicidade
LEIA MAIS: Prefeita Helena anuncia mudanças nas secretarias de Habitação e Governança
Já o Virtus e as duas motocicletas foram adesivadas e já estão disponíveis para os policiais do 23º Batalhão de Polícia Militar (23º BPM). Ainda que as novas aquisições fossem o ponto alto da cerimônia, em seus discursos, as autoridades enalteceram o trabalho de Reis à frente do CRPO e sua nomeação para o cargo de secretário municipal.
“É ótimo retornar a Santa Cruz. A integração é muito importante, não somente das forças de segurança, mas entre os empresários e os poderes Legislativo e Executivo. Essa parceria aqui é excelente”, comentou o vice-governador. “Essas viaturas serão muito bem empregadas pela nossa Brigada Militar. Sobre o coronel Reis, só temos a agradecer o trabalho prestado à segurança pública todos esses anos. Bom é que já se aposenta com emprego garantido“, brincou Ranolfo.
LEIA MAIS: Coronel Reis assume Secretaria Municipal de Segurança em fevereiro
Publicidade
No próximo dia 9 de fevereiro, o coronel Valmir José dos Reis, 52 anos, junto de outros oito coronéis, entrará para a reserva. Com uma história de 15 anos em Santa Cruz, como subcomandante e comandante de batalhão, tendo chegado há oito anos ao comando do CRPO, Reis diz que está em recomeço na carreira.
“Não encerro nenhum ciclo, pois fico na minha área. Amo a causa da segurança pública. Aos 16 anos, entrei na corporação mediante vestibular. Depois de todo esse tempo, fico muito honrado em ser convidado para ser secretário pela família Hermany, que conheço, sei da honestidade, e isso me deixa muito feliz por continuar nessa causa.”
Reis revelou que um plano de segurança pública deve ser colocado em prática tão logo ele assuma a secretaria. “Vamos apresentar os indicadores criminais a cada 30 dias, trabalhar as ações da Guarda Municipal, Defesa Civil e Fiscalização de Trânsito, e gestar a segurança com liderança e cautela, através desse plano de segurança pública”, comentou, lembrando o livro que lançou em 2001 sobre o assunto, quando ainda era capitão da BM.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: “Uma das regiões que mais diminui índices criminais”, diz comandante da BM sobre Vale do Rio Pardo
Ele elogiou o trabalho da Guarda Municipal. “Conheço esse efetivo, comprometido com a segurança do município. Já atuamos em conjunto e essa nossa experiência vai ser fundamental para as ações a serem desencadeadas na sequência.” Por fim, comentou que vai trabalhar as relações interinstitucionais e buscar apoio da sociedade, assim como do empresariado e da indústria, para agregar programas. “Temos cerca de 200 servidores. Eu comandava mil na Brigada. Creio que podemos fazer um excelente trabalho dentro desse desafio que a Prefeitura me encarregou.”
A partir de 10 de fevereiro, o tenente-coronel Giovani Paim Moresco, atual chefe do Estado-Maior, assumirá como comandante do CRPO/VRP.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Helena reassume Prefeitura com temas polêmicos na pauta
Ao longo dos últimos meses, uma forte corrente ligada à área da segurança pública ventila a possibilidade de o coronel Valmir José dos Reis ser um nome para concorrer a um cargo de deputado estadual pelo MDB nas eleições deste ano. Nessa terça, à Gazeta, o novo secretário admitiu que, mesmo com a pressão de amigos, conselheiros e pessoas ligadas aos partidos políticos, essa possibilidade diminuiu muito, ainda que exista.
“Quando vim do gabinete do governador para Santa Cruz, há 15 anos, vim para construir um projeto de vida. E essa oportunidade como secretário vai ser uma continuidade dentro de uma área em que tenho conhecimento. Não é algo que descarto (ser candidato a deputado), mas diante desse honroso convite que recebi da prefeita, para me dedicar à minha cidade, esta é uma possibilidade que diminuiu muito”, explicou.
Publicidade
Caso ainda decida por concorrer a deputado estadual, Reis terá de deixar o cargo de secretário até o mês de abril.
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
This website uses cookies.