As equipes juvenis do FC Santa Cruz e do EC Avenida, desde a fundação destas agremiações, forneceram excelentes atletas para os times principais. Muitos destes jogadores acabaram fazendo sucesso em grandes clubes do Estado e do Brasil.
No Santa Cruz, fundado em 1913, sempre existiu o departamento juvenil. No início, os jovens atletas eram chamados de “filhotes”. O Avenida, que nasceu em 1944, seguiu o mesmo caminho.
No passado, a contratação de jogadores de fora não era tão comum como hoje. Com isso, as reposições nos elencos principais eram feitas a partir dos juvenis ou mesmo no futebol amador da cidade e região.
Publicidade
Com o surgimento dos campeonatos em nível nacional, o calendário para os clubes do interior ficou bastante restrito. Com essa nova realidade, eles passaram a trazer jogadores prontos, montando equipes para disputas curtas. Em consequência, os departamentos juvenis, por um bom tempo, ficaram em segundo plano.
Hoje, os clubes voltam a apostar nas categorias de base. Do leitor Paulinho Sandim, recebemos fotos de equipes juvenis do Santa Cruz e do Avenida em 1965/66.
Publicidade