ads1
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

“Os imigrantes fizeram transformações profundas e rápidas”, diz Günter Weimer

Professor Günter Weimer, uma autoridade em arquitetura no Estado

Os imigrantes alemães que chegaram ao Sul do Brasil a partir da colônia de São Leopoldo, em 1849, trouxeram inúmeras contribuições. Uma das áreas nas quais imprimiram sua marca é no estilo das construções. E foi ao estudo dessas características que se dedicou o professor e pesquisador Günter Weimer, 84 anos, a ponto de ter se tornado uma das maiores referências na área.

Nascido em Estrela, em 1939, é formado em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Arquitetura da Ufrgs, em 1963. Entre 1964 e 1965 foi instrutor na Universidade de Brasília; especializou-se em desenho industrial na Hochschule für Gestaltung, de Ulm/Alemanha (1965-67), e foi bolsista no Laboratório de Engenharia Civil em Lisboa, em 1968.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: São Leopoldo foi o berço da colonização alemã no Brasil

Publicidade

De volta ao Brasil, tornou-se docente na FA-Ufrgs, onde lecionou até se aposentar, em 1995. Seguiu até 2015 como professor colaborador no Curso de Pós-Graduação em Planejamento Urbano da FAU-Ufrgs. E depois da aposentadoria ainda lecionou na Unisinos e na FA-PUC-RS. Casado com uma geneticista baiana, tem dois filhos. Exerceu diversas atividades junto a órgãos governamentais e respondeu pela presidência do Departamento do Rio Grande do Sul do Instituto de Arquitetos do Brasil, de 1974 a 1976.

LEIA TAMBÉM: Rumo aos 200 anos: projeto da Gazeta vai abordar a colonização germânica

Publicidade

Membro ativo do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul e do Instituto Histórico de São Leopoldo, é autor de dezenas de livros de leitura obrigatória para quem deseja se familiarizar com o tema. Nesta entrevista exclusiva para a Gazeta do Sul, reflete sobre seus trabalhos de pesquisa.

Publicidade

Entrevista – Günter Weimer, arquiteto, professor e pesquisador

Weimer: temor com atual condição do ensino de arquitetura

LEIA TAMBÉM: Definida comissão que presidirá comemorações do Bicentenário da Imigração Alemã

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Publicidade

© 2021 Gazeta