A equipe da 10ª Expedição Os Caminhos do Tabaco teve, nesse sábado, 8, um pouco da experiência vivida por caminhoneiros e profissionais que percorrem as rodovias do Sul do Brasil. Boa parte delas está em péssimo estado de conservação, elevando os riscos para quem tem que trafegar.
E não foi pequeno o trajeto. O jornalista Marcio Souza, o agroinfluencer Giovane Weber e o responsável pelas imagens da página Fumicultores do Brasil, Alan Toigo, percorreram mais de 700 quilômetros, saindo às 8 horas de Santa Cruz do Sul com destino a Imbituva, no Paraná. No meio, apenas uma parada para almoço, em Erechim.
LEIA MAIS: O olhar do produtor: voltamos à estrada em mais uma Expedição
Publicidade
É nesse município paranaense que as atividades começam, na manhã desse domingo, 9. Na tarde, o destino é Rio Azul, também no Paraná. A semana será repleta de boas histórias, em especial naquelas propriedades que tiveram perdas e conseguiram se reerguer com a tradicional força de vontade e capacidade do produtor brasileiro, sobretudo o do tabaco.
Nesta edição também serão visitados os municípios Vitor Meireles e Witmarsum, em Santa Catarina, e Venâncio Aires, São Francisco de Assis e Camaquã, no Rio Grande do Sul.
Sucessão confirmada na primeira propriedade

A primeira propriedade a ser visitada será na localidade Ribeira dos Leões, em Imbituva, no Paraná. A equipe terá a oportunidade de conhecer a família e o modelo de produção do Rafael Reis. Ele tem 34 anos e está há 12 na fumicultura.
Publicidade
LEIA MAIS: Um roteiro pelo ambiente da produção: em busca da reconstrução
Morando com os pais, formou a sua família e deu seguimento à atividade na propriedade que tem 31 hectares, com 95 mil pés de tabaco. Reis, hoje, mantém dedicação exclusiva a essa cultura, mas o local é exemplo de diversificação, com produção de suínos também.
O município onde moram é o 19º no Brasil no ranking do tabaco. São 826 produtores, que garantiram 7.074 toneladas. Na safra 2019/20, superou 10 mil.
Publicidade
LEIA OUTROS TEXTOS DA EXPEDIÇÃO CAMINHOS DO TABACO
