O louvável levantamento cartográfico realizado pelo servidor público Gustavo Roberto Morais Matias, técnico em geoprocessamento da Secretaria do Planejamento do Município, revela que na área do Cinturão Verde demarcada em 1994, encontramos hoje 815 lotes, dos quais 82 (10,06 %) de domínio público e 733 (89,94 %) na esfera privada. Quanto às superfícies, 20,46 % das áreas encontram-se sob domínio público enquanto 79,54 % sob domínio privado.
O levantamento vai além. Dados relevantes acerca dos 977 lotes/glebas cadastrados e suas superfícies, tanto da poligonal demarcada (463,79 hectares) quanto da expandida (1.028,12 hectares), podem ser conferidos na planilha e planta disponíveis no acervo do Movimento Cinturão Verde.
Diques na Várzea
Anderson Raasch, conselheiro e presidente do Bairro Navegantes, diz que com “muito esforço, nossas reivindicações vêm sendo atendidas e podemos mostrar resultados. As taipas estão sendo reconstruídas de maneira que nos protejam. Agradecemos ao governo Helena, que nos vem atendendo. Agradecemos às secretarias e ao geólogo Edgar por conduzir as obras de maneira eficaz.”
Publicidade
Não é mera coincidência
O que aconteceu em maio entre nós, agora na Espanha e a crescente diminuição de vazão dos rios, como o São Francisco, não é acaso. Onde e quando o próximo desastre climático? Não basta resiliência, é preciso transformar conceitos e práticas. Precisamos dialogar com a natureza e não brigar com ela. Segue desafiadora a pergunta lançada pelo pesquisador João Pedro Schmidt em seu livro Mudanças climáticas (Edunisc, 2024): “Por que o mais grave problema da humanidade não se tornou o problema político nº 1?”
Reuniões públicas
Dia 13 de novembro, às 10 horas no salão nobre do Palacinho, acontece a sétima reunião do Conselho Gestor do Cinturão Verde. Durante o encontro, a conselheira Denise Xavier apresentará o tema Cinturão Verde, a Realidade dos Proprietários. Para o dia 11 de dezembro, no mesmo horário e local, está prevista a apresentação do Acervo Cinturão Verde, a cargo da diretora de gestão ambiental e sustentabilidade da Semass, a servidora Josiane Frantz. Também será feita a avaliação das atividades e encaminhamentos.
Reconhecimentos
Neste período de transição de governo, oportuniza-se agradecer à prefeita Helena Hermany pelo desenvolvimento do “Movimento Cinturão Verde”, e cumprimentar ao prefeito Sérgio Moraes pela eleição, ao tempo em que lhes desejamos pleno êxito. Aos conselheiros (as) e equipes técnicas, muito obrigado!
Publicidade
4º Congresso Estadual das Academias de Letras
Nos dias 22 e 23 deste mês, no auditório do Sindibancários, numa iniciativa da Academia de Letras de Santa Cruz do Sul e Academia Rio-Grandense de Letras, nossa cidade estará recepcionando as Academias de Letras do Estado. Serão dias históricos.
DIA 14, às 18 horas na feira do livro de Porto Alegre. Será uma tarde memorável.
Ao lado de colegas da Academia Rio-Grandense de Letras estaremos autografando o livro Vida Nova: a história do Sanatório Kaempf (Editora Gazeta). A obra prefaciada pelo editor Romar Beling narra a trajetória da instituição fundada em 15 de novembro de 1889, ou seja, há 135 anos. Durante seus 109 anos de existência, o Sanatório atendeu mais de cem mil pessoas.
Publicidade
No mesmo horário e local, a colega Marli Silveira vai autografar sua obra Psicagogia da experiência estética. Na mesma tarde, os acadêmicos Antônio Carlos Côrtes, Luiz Coronel, Zilá Bernd, Roberto Schmitt-Prym, José Nedel, José Eduardo Degrazia, Waldomiro Manfroi, Luiz Osvaldo Leite, Pio Furtado, Rossyr Berny, José Carlos Laitano e o presidente Airton Ortiz darão autógrafos. Sua presença será inesquecível. Desde já, muito obrigado.
LEIA MAIS TEXTOS DE JOSÉ ALBERTO WENZEL
Publicidade