Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Uma beleza 

Orquídeas espalham cores e perfume por Santa Cruz do Sul

A movimentação foi intensa no Parque da Oktoberfest para prestigiar a 46ª Exposição Regional de Orquídeas, 7ª Exposição de Cattleya Intermédia e 12ª Festa das Flores. O colorido das plantas enfeitou e perfumou os pavilhões Central e 2 durante todo o final de semana. Os visitantes puderam apreciar a mostra dos colecionadores e ainda comprar exemplares dos orquidários participantes. Segundo a presidente da Associação Santa-cruzense de Orquidófilos, Lizete Durante, a tradicional programação acontece sempre no primeiro final de semana de setembro, atraindo público de diversas partes do Rio Grande do Sul. 

Este ano, participaram do evento colecionadores de 16 cidades, que expuseram mais de 900 plantas e repassaram dicas e informações sobre cultivo e manejo das flores. As pessoas ainda puderam comprar orquídeas e insumos dos seis orquidários participantes. O evento também ofereceu atrações como o comércio de artesanato e produtos agroindustriais, exposição de carros antigos, mateada, brinquedos infantis, praça de alimentação e feira de filhotes. A promoção leva a marca da Prefeitura de Santa Cruz, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Cultura e Turismo, e da Associação Santa-cruzense de Orquidófilos.

Há 16 anos o produtor Eleandro Rech, do Orquidário do Vale, participa de exposições em Santa Cruz. Nesta edição, o empreendedor destaca o intenso movimento, desde as primeiras horas da programação. “Esperamos superar os negócios do ano passado e vender mais de 900 vasos”, disse na tarde de sábado. Em Caxias do Sul, a família produz 600 variedades de orquídeas, dos gêneros cymbidium e cattleya, em uma área de 14 mil metros quadrados. “O carro-chefe da nossa comercialização são as feiras e exposições que participamos em todo Estado”, contou. Nesse final de semana, a marca esteve presente em três eventos simultâneos. 

Publicidade


Analise e o pai, Lotário, vieram de Vila Passa Sete, Candelária | Foto: Bruno Pedry

Quem igualmente sempre faz questão de participar da Festa das Flores é a agricultora Analise Bloch,  de 25 anos, moradora de Vila Passa Sete, no interior de Candelária, onde a paixão pelas plantas é compartilhada em família. Nesse final de semana, visitou a exposição ao lado dos pais Lotário e Adriane Beise e de mais duas familiares. “Temos um orquidário em casa. As flores são vida e alegram os ambientes”, opinou. As compras não deixam dúvida do gosto e dedicação pelas orquídeas. “Viemos todos os anos para cá e aproveitamos para ampliar nossa coleção.”

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.