Categories: Cultura e Lazer

Orquestra Santa Cruz Filarmonia se apresenta neste domingo

A Orquestra Santa Cruz Filarmonia promove neste domingo, a partir das 19 horas, no Teatro Mauá (Cristóvão Colombo, 367), um encontro inusitado entre Haendel e Piazzolla, Mozart e Ernesto Nazareth, Ravel e todos aqueles compositores que criaram temas imortais para as animações dos estúdios Disney. Isso porque, em seu primeiro concerto oficial do ano – e em pouco mais de um ano de existência –, a Filarmonia busca agradar a um indistinto público e oferecer aos seus 36 integrantes, regidos pela maestrina Sandra Mohr, indistinto repertório.

A regente, que também é pianista e violinista nas horas vagas, disse que não quer músicos “engessados” sob sua regência. Ela acredita que saber tocar de tudo um pouco colabora muito para o crescimento técnico e de sensibilidade musical do instrumentista. A plateia, claro, sai no lucro.

A demora para que este primeiro concerto do ano acontecesse, segundo ela, é culpa do Mozart. Ou melhor, da complexidade da Sinfonia nº 15 KV 124, uma das peças do programa, dividida em allegro, andante, menuetto/trio e presto. “Ensaiamos bastante para oferecer o que temos de melhor.” O programa prevê ainda o Intermezzo Sinfonico (da ópera Cavalleria Rusticana), de Mascagni, e Sway, de Ruiz. E uma composição autoral, Abril, de Sandra Mohr.

Publicidade

O concerto é uma parceria da Filarmonia com o Colégio Mauá mais o apoio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Smec). Os ingressos antecipados podem ser adquiridos ainda na manhã deste sábado com integrantes da orquestra, na loja Centro Musical (Marechal Deodoro, 5), ou na secretaria do Mauá, por apenas R$ 10,00. Na hora e local (se sobrarem) serão praticados a R$ 20 e 10 (meia). Parte da renda se destina às obras de ampliação do Colégio Mauá.

HÁ VAGAS – Alguns dos integrantes da orquestra serão os solistas da noite. Num outro momento, mais próximo às festas de final de ano, a Santa Cruz Filarmonia, a exemplo de 2015, realizará um Concerto de Natal com músicos convidados, cumprindo com um de seus objetivos, que é o de realizar duas grandes apresentações por ano. A orquestra  iniciou suas atividades em janeiro de 2015. Dividem o palco músicos amadores e profissionais de cordas, sopros e percussão. Os ensaios semanais acontecem nas dependências da Smec. Sandra Mohr alerta que ainda há vagas para novos integrantes, principalmente para quem saiba tocar viola, fagote, oboé e violoncelo, instrumentos que são uma carência na região.

“Nossa intenção”, disse ela, “é bastante simples. Buscamos promover o crescimento cultural dos músicos e do público que nos prestigia, com  concertos que mesclam a música erudita e popular”. Até o momento, a orquestra atua como um grupo independente, contando apenas com a dedicação e empenho de seus integrantes, todos voluntários. Em 2015, foram realizadas sete apresentações. Os pontos altos do ano foram o concerto de estreia, no final de setembro, para um Auditório Dom Alberto lotado; a participação no show de tributo a Elton John, com Uli Assmann e banda, em novembro, no Teatro Mauá; e o já referido Concerto de Natal para um Teatro Mauá também lotado. Recentemente, a orquestra recebeu o Troféu Destaque 2015, em Música, uma realização do Rotary Club Santa Cruz do Sul-Oeste e Gazeta Grupo de Comunicações.

Publicidade

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.