Considerado um dos espetáculos musicais mais lúdicos do teatro infantil gaúcho da atualidade, o Orquestra de Brinquedos será apresentado nesta sexta-feira, 29, a partir das 19h30, no Teatro Mauá (Rua Cristóvão Colombo, 366), com entrada franca. A direção é de Yanto Laitano, músico porto-alegrense que também está no palco, ao lado de Fábio “Musklinho” Ly, Filipe Narcizo, Beto Chedid e Bruna Baliari.
Eles se transformam em cinco soldadinhos de chumbo que enfrentam alguns desafios um tanto inusitados, como a falta de corda, desregulagem de seus mecanismos e até uma varinha mágica que os deixa congelados. O show é uma realização do Ministério da Cidadania – por meio da Lei de Incentivo à Cultura – com o patrocínio da Eny Calçados e Arroz Rei Arthur.
A ideia do espetáculo, segundo Laitano, é resgatar elementos da infância, como brinquedos de corda e madeira, e aproximar crianças e adultos por meio de uma experiência visual e sonora que, ao mesmo tempo, tem ligação direta com a memória afetiva dos adultos – e instiga a curiosidade e imaginação das crianças. O show inicia-se como um cortejo, com os soldadinhos marchando em meio ao público enquanto tocam sinos musicais. Na segunda parte, a orquestra sobe ao palco e toca de verdade, com instrumentos de brinquedo como: guitarra, baixo, piano, trompete, acordeon e sinos musicais.
Abacaxi, Veterano, Grandão, Soldadinha e Capitão são os cinco soldadinhos de chumbo. Além dos instrumentos, os próprios artistas transformam-se em brinquedos e utilizam um repertório de cantigas de roda, música folclórica, clássica e pop como base para o desenvolvimento da narrativa. Estão lá, entre outros, o Marcha Soldado, Alecrim, Pezinho, Trenzinho Caipira, a Nona Sinfonia (de Beethoven) e Yellow Submarine, dos Beatles.
Publicidade
A grande novidade do espetáculo fica por conta da interação dos artistas com a plateia. Durante a apresentação, os soldadinhos de chumbo ficam sem corda e param de tocar no meio do show. Quem revive novamente os personagens são as crianças. “As crianças vão se divertir muito com o que preparamos para elas. Aliás, não é só nesse momento que elas interagem com os soldadinhos. Tem outras situações em que os pequenos são chamados a participar da montagem”, comenta Yanto.
Desde 2011, a Orquestra de Brinquedos já realizou 150 apresentações no Estado e ganhou o Prêmio Tibicuera de Teatro Infantil de Melhor Trilha Sonora de 2015. Em 2018, o grupo lançou seu primeiro DVD no Theatro São Pedro. “É difícil saber quem se diverte mais: as crianças, adultos ou os soldadinhos”, finaliza Yanto.
Serviço
O que: espetáculo musical Orquestra de Brinquedos.
Quando: hoje, a partir das 19h30.
Onde: Teatro Mauá (Cristóvão Colombo, 366).
Quanto: entrada franca.
Patrocínio: Eny e Rei Arthur.
Preste atenção: são todos excelentes músicos porto-alegrenses, de altíssima competência, então vai ser curioso ver como é que eles se saem tocando instrumentos de… brinquedo!
Publicidade
This website uses cookies.