Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

De canto e verso bagual

Orquestra Bagual se apresenta em duas noites no Espaço Camarim

A Orquestra Bagual apresenta hoje e amanhã, no Teatro Espaço Camarim (Floriano, 332), sempre a partir das 20h30, o espetáculo De Canto e Verso. A performance é composta por releituras de canções marcantes do cancioneiro gaúcho, que expõem as referências musicais do conjunto, além de composições autorais apresentadas pela primeira vez ao público santa-cruzense, totalizando 14 músicas. 

Entre as sete peças autorais, duas são instrumentais: a milonga Recuerdos de Bagé, de Manuel Ramos, e o chamamé Ponte da Amizade, de Luis Gustavo Linck. Compositores santa-cruzenses também foram integrados no projeto. Tony Saad assina o chamamé Ainda me Lembro, que terá a interpretação de Marta Pereira. Francisco Goulart é o letrista de Um Sonho com a Lua, chamamé composto durante o 6º Canto dos Galos, festival que acontece em Cachoeira do Sul, e com melodia de João Manoel Pereira, André Linck e Cássio Fruet.
 
João Cléber Caramez também participa, em parceria com Mauro Colletto, com a milonga A Semente que Oculta o Campo e o candombe A Casa Antiga, ambas oriundas do Canto dos Galos. A primeira com melodia de André Linck e Cássio Fruet e a última com melodia de João Manoel Pereira. Além da milonga Vieira Dutra, composta com Manuel Ramos. Os arranjos foram produzidos de forma coletiva.

FORTE

Publicidade

A Orquestra Bagual foi criada em 2009. Desde então, o grupo se apresentou em diversos locais em Santa Cruz do Sul e região. Concorreu na categoria conjunto instrumental no Enart e obteve o terceiro lugar em 2011 e o primeiro em 2012. As apresentações se intensificaram e, aos poucos, os laços com outros compositores se fortaleceram. Com a proposta de trabalhar com músicas próprias, o conjunto atingiu o amadurecimento para levar obras “do seu feitio e estilo” ao palco. O passo seguinte será a produção do primeiro CD.

“Essa apresentação será um divisor de águas. É um trabalho próprio e com importantes letristas da nossa terra. A expectativa é de que seja uma contribuição sólida para que ressurja essa chama latente do apreço ao nativismo em Santa Cruz do Sul. E justamente ao prestigiar músicos, letristas e participações especiais (caso da Marta Pereira e do Chicão Goulart) puramente locais, vamos fortalecer a música nativa nestes pagos”, aponta André Linck, compositor e violonista do grupo.

Quando do fechamento desta matéria, restavam pouquíssimos ingressos para os espetáculos de ontem e hoje. Eles podem ser adquiridos junto a qualquer um dos integrantes do grupo. Com sorte, você ainda encontra na hora e local por R$ 15,00. Parte da renda será revertida para instituições de caridade do município. De Canto e Verso tem o apoio do Restaurante Panela de Barro, Parrilla La Campana, InPar Produções, Apoteose Produtora, Pilz & Linck Advogados, Fábio Pivetta Horbe Fisioterapia e CFC Machado.

Publicidade

INTEGRANTES

Cássio Fruet – voz
João Manoel Pereira – violão e contrabaixo
Manuel Pereira – violão
André Linck – violão
Luís Gustavo Linck – gaita botoneira
Fábio Pivetta Horbe – bandoneon
Paulinho Moraes – percussão

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.