O Duathlon Lago Dourado será realizado no dia 21 de novembro, um domingo. É a retomada dos eventos esportivos no local. A realização é da Gazeta Grupo de Comunicações, com promoção da Rádio Gazeta FM 107,9 e apoio da Germani Alimentos.
A concentração será às 7 horas e a largada está prevista para as 8 horas. A prova terá uma volta completa na pista (5,9 quilômetros), a transição para 17,7 quilômetros de ciclismo (três voltas) e mais dois quilômetros de corrida para a chegada (ida e volta no quilômetro 1 da pista). As inscrições podem ser feitas exclusivamente pelo site eventosesportivos.gaz.com.br. O valor é de R$ 60,00 no individual e R$ 120,00 para as duplas. Não haverá a possibilidade de se inscrever no dia da prova. O regulamento completo está disponível no site.
LEIA MAIS: Lago Dourado terá evento com mescla de corrida e ciclismo
Os inscritos serão divididos em categorias conforme faixas etárias – a cada nove anos – ou em duplas masculinas, femininas e mistas. A premiação será de medalhas para os três primeiros de cada categoria, e ainda haverá medalha de participação para todos que completarem a prova. As bicicletas podem ser nos modelos speed e mountain bike.
A estrutura conta com estacionamento, banheiros, água mineral, empresa de cronometragem com chip eletrônico, biscoitos, seguro pessoal, ambulância, sonorização e premiação.
Entrevista com Alexandre Cruxen, gestor de eventos esportivos da Gazeta Grupo de Comunicações
- Qual será a dinâmica da prova?
A prova consiste em largada com a corrida na extensão de 5,9 quilômetros (uma volta no entorno do Lago Dourado). O atleta que estiver disputando a modalidade individual deverá se dirigir ao bicicletário, pegar a bike, ir empurrando até o final da área de transição demarcada na pista de ciclismo e pedalar 17,7 quilômetros (três voltas no entorno do Lago Dourado). No final da terceira volta, deverá descer da bicicleta na área de transição, empurrá-la até o bicicletário e voltar a correr dois quilômetros (vai até o quilômetro 1 – demarcado – e volta).
- Para quem estiver em dupla, a dinâmica é a mesma? A estratégia é livre para a dupla?
Sim, a dinâmica será a mesma para quem estiver em dupla. Porém, o ciclista deverá esperar o corredor vir e tocar nele dentro do bicicletário, para liberar o ciclista, que empurrará a bike até o final da área de transição e começará a pedalar. Na troca seguinte da dupla, o ciclista deverá sair da bike na área de transição e empurrá-la até o bicicletário, para tocar no corredor e liberá-lo para os últimos dois quilômetros.
Em relação à estratégia para as duplas, a própria dupla decide quem irá correr e pedalar. Lembramos que, nessa modalidade, não teremos categorias. É “aberta”, ou seja, um ciclista de 17 anos pode fazer dupla com um corredor de 45. Iremos respeitar somente se serão masculinas, femininas ou mistas.
- Para a prova de ciclismo, qual tipo de bicicleta será exigido?
Tanto a bike speed como a MTB serão aceitas para a disputa do Duathlon. Lembramos que os corredores irão por uma pista e os ciclistas por outra, já que o Lago Dourado oferece pista dupla, depois da reforma.
- Os atletas terão pontos de hidratação durante a prova?
Sim. Teremos um ponto no quilômetro 3 (lado oposto do lago) e no QG, que será no ponto de largada e chegada. Os ciclistas são aconselhados a ter o próprio recipiente de água para se hidratarem durante o percurso.
- Será exigido o passe vacinal, instituído pelo governo estadual, para acessar o local?
Será exigido o passe vacinal na retirada do chip eletrônico e número do peito, dentro das regras instituídas pelo governo estadual.
- Será exigido que os atletas realizem a prova de máscara?
Os atletas que irão largar na modalidade “corrida” deverão, obrigatoriamente, esperar a largada de máscara. Feita a largada, poderão baixar a máscara e realizar a prova até o final, sem usá-la. Os ciclistas que disputarão em dupla devem esperar o parceiro no bicicletário usando máscara. Após cruzar a área de transição, poderão retirar e fazer o percurso sem máscara. Todo atleta que estiver parado, no QG central e durante o cerimonial de premiação, deverá usar máscara.
- O Lago Dourado será fechado no dia para o público em geral?
Sim, estaremos divulgando e solicitando que os usuários do Lago Dourado não frequentem o local durante a manhã do dia 21. Teremos corredores em uma pista e ciclistas na outra, que podem desenvolver alta velocidade. A segurança dos atletas e usuários deve ser respeitada. No máximo às 11 horas, o Lago Dourado deverá ser liberado para os usuários.
LEIA MAIS: GALERIA: veja fotos do Duathlon de Inverno em Santa Cruz
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Heloísa Corrêa Heloisa Corrêa nasceu em 9 de junho de 1993, em Candelária, no Rio Grande do Sul. Tem formação técnica em magistério e graduação em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo. Trabalha em redações jornalísticas desde 2013, passando por cargos como estagiária, repórter e coordenadora de redação. Entre 2018 e 2019, teve experiência com Marketing de Conteúdo. Desde 2021, trabalha na Gazeta Grupo de Comunicações, com foco no Portal Gaz. Nessa unidade, desde fevereiro de 2023, atua como editora-executiva.