Uma megaoperação nacional é deflagrada nesta quinta-feira, 30, pela Polícia Federal (PF) de Santa Cruz do Sul e Polícia Civil de Venâncio Aires. A ofensiva, denominada Afluência, conta com apoio da Brigada Militar, Polícia Penal e Receita Federal, e mira uma organização criminosa que comanda rede de contrabando especializada em crimes como lavagem de dinheiro e descaminho de mercadorias, principalmente bebidas. 160 medidas judiciais foram determinadas.
O Portal Gaz acompanha os desdobramentos da megaoperação em Venâncio Aires, cidade onde a maioria dos mandados estão sendo cumpridos. Para a desarticulação do grupo são executados 50 mandados de busca e apreensão, cinco de prisão preventiva, 22 medidas cautelares substitutivas de prisão, além de decretos judiciais de sequestro de 133 veículos e 30 imóveis (bens avaliados em aproximadamente R$ 20 milhões) e o bloqueio de valores depositados em contas dos investigados e de empresas.
LEIA TAMBÉM: Padrasto que estuprava enteada de 11 anos é preso no interior de Sinimbu
Publicidade
Cerca de 100 agentes atuam no cumprimento dos mandados. Além de Venâncio Aires, há ações nos municípios gaúchos de Lajeado, Estrela, Cruzeiro do Sul, Aceguá, Bagé, Jaguarão, Pelotas e Morro Redondo, e também nas cidades paulistas de São Paulo e Tarumã, na cidade do Rio de Janeiro e em Belo Horizonte, no estado de Minas Gerais.
Conforme as investigações, divididas entre PF de Santa Cruz e Polícia Civil de Venâncio Aires, a organização criminosa, liderada por um morador de Lajeado, que teve um mandado de prisão expedido pela Justiça, faziam transporte ilegal de bebidas alcóolicas como destilados do Uruguai e vinhos da Argentina, para abastecer grandes atacadistas nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.
Publicidade
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙