Categories: Polícia

Operação Papai Noel contará com base móvel comunitária em Santa Cruz

A Operação Papai Noel foi oficialmente iniciada em Santa Cruz do Sul na manhã desta terça-feira, 10. Com anúncio oficial na Praça Getúlio Vargas, às 10 horas, foram detalhadas as principais ações que serão realizadas até a virada do ano.

Conforme o comandante do 23º Batalhão de Polícia Militar (BPM), tenente-coronel Giovani Paim Moresco, a grande novidade da ação deste ano, já que a operação é tradicional no município, é o uso da base móvel comunitária, um ônibus equipado pela Kopp Tecnologia e já utilizado em outras oportunidades, como durante a 35ª Oktoberfest.

A operação foi iniciada com um dia de atraso em relação ao restante do Estado por causa do cerco realizado na região, mobilizado pelo assalto a duas agências bancárias em Ibarama na última semana. O aumento no efetivo é uma das principais características da ação anual, além do uso de bicicletas e motocicletas nas ações da Brigada Militar.

Publicidade

LEIA MAIS: Cerco em Ibarama completa uma semana sem prazo para terminar

“O objetivo é atender a uma demanda específica e de rotina de todos os municípios gaúchos, porque, no período de Natal, há uma elevação na quantidade de pessoas na área comercial e na quantidade de veículos, tanto carros da cidade quanto vizinhos, que vêm para fazer compras. Acaba havendo a necessidade de um atendimento especial”, comentou o tenente-coronel Moresco.

A base móvel
A utilização da base móvel coincide com a ampliação do uso de tecnologias de segurança pública em Santa Cruz do Sul, como o Auto Patrol, que já foi instalado em viaturas da Polícia Civil e da Brigada Militar no município, e o AutoGuardian. Os equipamentos que serão usados na Operação Papai Noel também foram desenvolvidos pela Kopp.

Publicidade

“É uma empresa de Vera Cruz, então é gente nossa que está investindo de forma significativa em tecnologia para a segurança pública”, disse Moresco. Conforme o gerente de relações institucionais da Kopp, Carlos Eduardo Sehnem, os produtos instalados na base móvel possuem reconhecimento facial e análise de comportamento por meio dos vídeos.

LEIA MAIS: Brigada Militar de Santa Cruz recebe reforço sobre rodas

“Ela [a base móvel] serve como um centro de operações integrado totalmente autônomo, e também para fazer uma atividade itinerante nas comunidades”, disse Sehnem. O objetivo, conforme o gerente, é otimizar o trabalho da polícia, assim como do Auto Patrol e do AutoGuardian. “Todas essas soluções agem de forma integrada para atuar na segurança pública.”

Publicidade

A base será disposta na Praça Getúlio Vargas por três meses, mas não diariamente. O ônibus ficará no local pelo menos duas vezes por semana, seis horas por dia. Depois, de forma itinerante, a base será levada para a Praça Siegfried Heuser (praça do skate), Praça da Bandeira, Bairro Senai e para a praça nas proximidades do Parque da Oktoberfest, sempre por três meses em cada local e no mesmo esquema, duas vezes por semana por algumas horas.

LEIA MAIS: Novas viaturas da Brigada já circulam pelas ruas de Santa Cruz

Publicidade

Naiara Silveira

Jornalista formada pela Universidade de Santa Cruz do Sul em 2019, atuo no Portal Gaz desde 2016, tendo passado pelos cargos de estagiária, repórter e, mais recentemente, editora multimídia. Pós-graduada em Produção de Conteúdo e Análise de Mídias Digitais, tenho afinidade com criação de conteúdo para redes sociais, planejamento digital e copywriting. Além disso, tive a oportunidade de desenvolver habilidades nas mais diversas áreas ao longo da carreira, como produção de textos variados, locução, apresentação em vídeo (ao vivo e gravado), edição de imagens e vídeos, produção (bastidores), entre outras.

Share
Published by
Naiara Silveira

This website uses cookies.