Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Segurança Pública

Operação Papai Noel contará com base móvel comunitária em Santa Cruz

Foto: Fernanda Szczecinski Gazeta do Sul

Operação foi lançada na manhã desta terça-feira, 10

A Operação Papai Noel foi oficialmente iniciada em Santa Cruz do Sul na manhã desta terça-feira, 10. Com anúncio oficial na Praça Getúlio Vargas, às 10 horas, foram detalhadas as principais ações que serão realizadas até a virada do ano.

Conforme o comandante do 23º Batalhão de Polícia Militar (BPM), tenente-coronel Giovani Paim Moresco, a grande novidade da ação deste ano, já que a operação é tradicional no município, é o uso da base móvel comunitária, um ônibus equipado pela Kopp Tecnologia e já utilizado em outras oportunidades, como durante a 35ª Oktoberfest.

A operação foi iniciada com um dia de atraso em relação ao restante do Estado por causa do cerco realizado na região, mobilizado pelo assalto a duas agências bancárias em Ibarama na última semana. O aumento no efetivo é uma das principais características da ação anual, além do uso de bicicletas e motocicletas nas ações da Brigada Militar.

Publicidade

LEIA MAIS: Cerco em Ibarama completa uma semana sem prazo para terminar

“O objetivo é atender a uma demanda específica e de rotina de todos os municípios gaúchos, porque, no período de Natal, há uma elevação na quantidade de pessoas na área comercial e na quantidade de veículos, tanto carros da cidade quanto vizinhos, que vêm para fazer compras. Acaba havendo a necessidade de um atendimento especial”, comentou o tenente-coronel Moresco.

A base móvel
A utilização da base móvel coincide com a ampliação do uso de tecnologias de segurança pública em Santa Cruz do Sul, como o Auto Patrol, que já foi instalado em viaturas da Polícia Civil e da Brigada Militar no município, e o AutoGuardian. Os equipamentos que serão usados na Operação Papai Noel também foram desenvolvidos pela Kopp.

Publicidade

“É uma empresa de Vera Cruz, então é gente nossa que está investindo de forma significativa em tecnologia para a segurança pública”, disse Moresco. Conforme o gerente de relações institucionais da Kopp, Carlos Eduardo Sehnem, os produtos instalados na base móvel possuem reconhecimento facial e análise de comportamento por meio dos vídeos.

LEIA MAIS: Brigada Militar de Santa Cruz recebe reforço sobre rodas

“Ela [a base móvel] serve como um centro de operações integrado totalmente autônomo, e também para fazer uma atividade itinerante nas comunidades”, disse Sehnem. O objetivo, conforme o gerente, é otimizar o trabalho da polícia, assim como do Auto Patrol e do AutoGuardian. “Todas essas soluções agem de forma integrada para atuar na segurança pública.”

Publicidade

A base será disposta na Praça Getúlio Vargas por três meses, mas não diariamente. O ônibus ficará no local pelo menos duas vezes por semana, seis horas por dia. Depois, de forma itinerante, a base será levada para a Praça Siegfried Heuser (praça do skate), Praça da Bandeira, Bairro Senai e para a praça nas proximidades do Parque da Oktoberfest, sempre por três meses em cada local e no mesmo esquema, duas vezes por semana por algumas horas.

LEIA MAIS: Novas viaturas da Brigada já circulam pelas ruas de Santa Cruz

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.