A quarta edição do Bailinho da Borges, que acontecerá no próximo sábado, 3, das 18 horas à 1 hora, na Borges de Medeiros, terá infraestrutura para acolher os foliões. Na última quinta-feira, 25, a coordenação do evento participou de uma reunião com representantes das forças de segurança do município, onde foram reafirmadas ações de prevenção e segurança que serão implementadas durante a festa.
Além dos organizadores, estiveram presentes o coronel Giovani Paim Moresco, comandante do Comando Regional do Vale do Rio Pardo, o tenente coronel Frank Hernani Schweinitz, comandante do 2º Batalhão Ambiental, o major Fabrício Broll Zago, respondendo pelo comando do 23º Batalhão de Polícia Militar, o capitão Rafael Carvalho Menezes, comandante das 1ª e 2ª companhias de Santa Cruz do Sul, o capitão Juvenal Schneider, representando o 6º Batalhão de Bombeiros Militar, o delegado adjunto da 8ª Delegacia Penitenciária Pedro Meinerz, a assessora jurídica da 8ª Delegacia Penitenciária Marilia Meinerz, o delegado de Polícia Civil Robinson Palomino, e Silvio Adalberto Hirsch, representando a Guarda Municipal.
LEIA TAMBÉM: A quatro dias do evento, saiba mais sobre a origem do Bailinho da Borges
Publicidade
A colaboração entre as forças de segurança – que, inclusive, contam com treinamento específico voltado ao atendimento de grandes demandas de público – tem sido um pilar fundamental para o sucesso dos eventos da região. Essa união de esforços não apenas agiliza a resposta frente a situações de emergência, prevenção de crimes e fiscalização, mas também promove um sentimento de confiança e tranquilidade entre os cidadãos, demonstrando o comprometimento coletivo da segurança pública em assegurar o bem-estar da comunidade.
A exemplo das edições anteriores, o Bailinho da Borges contará com a presença ostensiva da Guarda Municipal, do Departamento de Trânsito Municipal, Brigada Militar, Susepe – Polícia Penal, Corpo de Bombeiros e Polícia Civil. Uma novidade será a atuação, pela primeira vez no Bailinho, do Comando Ambiental da Brigada Militar, com o intuito de prevenir e combater a poluição sonora e outras perturbações de ordem pública, como o uso de fogos de artifício.
LEIA TAMBÉM: Acessórios que vão transformar o seu look de Carnaval
Publicidade
A atuação conjunta das forças de segurança ocorrerá nas ruas principais do Bailinho da Borges e nas imediações do evento, incluindo as ruas Marechal Floriano, Marechal Deodoro e Borges de Medeiros, entre as ruas 28 de Setembro e 7 de Setembro. A central de comando estará concentrada na esquina da Borges com a Marechal Floriano e contará com viaturas das forças policiais, unidade móvel de videomonitoramento, monitoramento de tornozeleiras eletrônicas, controle da mobilidade de veículos, além de implementação de medidas de prevenção e repressão a possíveis crimes, focando na segurança dos visitantes e na proteção do patrimônio público.
Conforme compromisso já firmado em anos anteriores com o Ministério Público e com a Promotoria da Infância e Juventude, a organização do Bailinho da Borges estará orientando os proprietários dos espaços de vendas de bebidas para cumprimento da legislação que proíbe o fornecimento de bebidas alcoólicas para menores de 18 anos.
LEIA TAMBÉM: Concurso de fantasias, cinema e dois palcos musicais: confira as atrações do Bailinho da Borges
Publicidade
Para garantir maior comodidade aos presentes, serão disponibilizados 60 banheiros químicos, sendo quatro do modelo acessível. A Unimed Vale do Taquari e Rio Pardo, juntamente com a BC Bandeira Ambulâncias, estarão mantendo três ambulâncias de prontidão durante o evento – uma posicionada em frente à Unimed, na Marechal Deodoro, uma próxima ao Supermercado Nacional, na Marechal Floriano, e outra na esquina da Borges com a Tenente Coronel Brito. A Unidade Móvel Ambulatorial da Secretaria Municipal da Saúde estará disponibilizando, ainda, uma ambulância de apoio, que ficará de plantão na Praça da Bandeira, atrás do Palacinho.
Com relação ao Plano de Prevenção e Proteção de Combate a Incêndio (PPCI), a coordenação do Bailinho protocolou o projeto nas primeiras semanas de janeiro, prevendo todas as questões relacionadas a estruturas móveis (operações de gastronomia), palcos e demais serviços que estarão presentes no evento. Neste ano, não haverá operações nas calçadas, ficando limitada a utilização pelos estabecimentos que já operam dessa forma, desde que observem a legislação municipal e evitem obstruir o fluxo desse acesso.
LEIA TAMBÉM: FOTOS: lançamento do Bailinho da Borges inicia a preparação para o carnaval
Publicidade
Outra questão que ficou acertada foi em relação ao encerramento das atividades do Bailinho da Borges, que deve ocorrer, impreterivelmente, à 1 hora da manhã. A partir desse horário, será realizada a liberação das ruas interditadas para o evento, garantindo a circulação de veículos e pedestres e o fluxo continuo de trânsito. A ideia é que o movimento regular das vias públicas seja reestabelecido tão breve termine o Bailinho, assegurando o deslocamento da comunidade que costuma usar o trajeto.
O evento está sendo produzido pela Skené Projetos Culturais, com recursos captados através da Lei Federal de Incentivo à Cultura e com o apoio do Município de Santa Cruz do Sul, Pé de Coelho Filmes, Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo (Unimed VTRP) e Associação de Entidades Empresariais de Santa Cruz do Sul (Assemp), com patrocínio da Mor, Pitt Jeans e HBier. O Aquarius Hotel é a hospedagem oficial da festa.
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ
Publicidade
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙
This website uses cookies.