Santa Cruz do Sul

Operação integrada apreende equinos na estação da Corsan

Uma operação integrada apreendeu seis equinos na Estação de Tratamento de Efluentes (ETE) Pindorama, da Corsan, na manhã da última terça-feira, 15. Participaram da ação representantes da Inspetoria de Defesa Agropecuária – RS, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade – Semass (equipes de fiscalização e do Canil Municipal), Guarda Municipal, ONG Cavalo de Lata e da própria Corsan.

LEIA TAMBÉM: Força-tarefa apreende cavalos em área da Corsan

A iniciativa ocorreu em virtude de inquérito instaurado pelo Ministério Público, a partir de denúncia de maus-tratos aos animais recebida em junho deste ano. A área privada, de aproximadamente 70 hectares, vem sendo invadida sistematicamente por tutores que deixam cavalos e até bovinos no local.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Ministério Público investiga presença de animais abandonados na Estação Pindorama

Ao todo, 25 cavalos, entre adultos e filhotes, e seis bovinos foram identificados na estação. Dos seis animais apreendidos, três encontravam-se em situação de maus-tratos, com visíveis sinais de negligência alimentar. Na quinta-feira, 10, um equino ferido já havia sido apreendido no local. Todos receberam microchipagem, identificação através de resenha e foram avaliados clinicamente por veterinários. Além disso, permanecerão em quarentena.

Os equinos apreendidos também passaram por vermifugação e coleta de sangue para exame de mormo e anemia infecciosa equina. Estando livres das doenças, serão vacinados contra a influenza equina, a raiva herbívora e tétano. Os tutores dos animais recolhidos devem procurar a Inspetoria Veterinária, na rua João Pessoa, nº 199, telefone 3711-2176. Novas ações estão previstas para os próximos dias.

Publicidade

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Carina Weber

Carina Hörbe Weber, de 37 anos, é natural de Cachoeira do Sul. É formada em Jornalismo pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e mestre em Desenvolvimento Regional pela mesma instituição. Iniciou carreira profissional em Cachoeira do Sul com experiência em assessoria de comunicação em um clube da cidade e na produção e apresentação de programas em emissora de rádio local, durante a graduação. Após formada, se dedicou à Academia por dois anos em curso de Mestrado como bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Teve a oportunidade de exercitar a docência em estágio proporcionado pelo curso. Após a conclusão do Mestrado retornou ao mercado de trabalho. Por dez anos atuou como assessora de comunicação em uma organização sindical. No ofício desempenhou várias funções, dentre elas: produção de textos, apresentação e produção de programa de rádio, produção de textos e alimentação de conteúdo de site institucional, protocolos e comunicação interna. Há dois anos trabalha como repórter multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações, tendo a oportunidade de produzir e apresentar programa em vídeo diário.

Share
Published by
Carina Weber

This website uses cookies.