Uma operação integrada apreendeu seis equinos na Estação de Tratamento de Efluentes (ETE) Pindorama, da Corsan, na manhã da última terça-feira, 15. Participaram da ação representantes da Inspetoria de Defesa Agropecuária – RS, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade – Semass (equipes de fiscalização e do Canil Municipal), Guarda Municipal, ONG Cavalo de Lata e da própria Corsan.
LEIA TAMBÉM: Força-tarefa apreende cavalos em área da Corsan
A iniciativa ocorreu em virtude de inquérito instaurado pelo Ministério Público, a partir de denúncia de maus-tratos aos animais recebida em junho deste ano. A área privada, de aproximadamente 70 hectares, vem sendo invadida sistematicamente por tutores que deixam cavalos e até bovinos no local.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Ministério Público investiga presença de animais abandonados na Estação Pindorama
Ao todo, 25 cavalos, entre adultos e filhotes, e seis bovinos foram identificados na estação. Dos seis animais apreendidos, três encontravam-se em situação de maus-tratos, com visíveis sinais de negligência alimentar. Na quinta-feira, 10, um equino ferido já havia sido apreendido no local. Todos receberam microchipagem, identificação através de resenha e foram avaliados clinicamente por veterinários. Além disso, permanecerão em quarentena.
Os equinos apreendidos também passaram por vermifugação e coleta de sangue para exame de mormo e anemia infecciosa equina. Estando livres das doenças, serão vacinados contra a influenza equina, a raiva herbívora e tétano. Os tutores dos animais recolhidos devem procurar a Inspetoria Veterinária, na rua João Pessoa, nº 199, telefone 3711-2176. Novas ações estão previstas para os próximos dias.
Publicidade
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade
This website uses cookies.