Uma operação da Caixa Econômica Federal, com apoio da Polícia Federal, fiscalizou moradias do Residencial Viver Bem, em Santa Cruz do Sul, na manhã desta quarta-feira, 26. Os servidores estiveram nas casas onde havia denúncias de possíveis irregularidades. O foco da ação seria verificar a posse dos imóveis, que foram adquiridos por meio do programa Minha Casa Minha Vida.
Segundo o delegado Gustavo Schneider, a Polícia Federal participou da ação como forma de auxílio à segurança dos fiscais, que vieram de Santa Maria até o município para verificar as denúncias. “É uma situação potencialmente conflitiva a realização de uma fiscalização. Mas não houve nenhum incidente. Os fiscais foram bem recebidos pela comunidade, pelas famílias. Como são servidores federais, houve o pedido de auxílio. A gente foi só acompanhá-los.”
Teriam sido fiscalizadas cerca de dez residências, onde havia informações de que os atuais moradores não seriam as pessoas contempladas pelo programa. “Eles foram averiguar se as casas estavam em nome das pessoas que foram contempladas no programa ou se estava em nome de pessoas diversas. Se tinha pessoas dentro da residência diversas daquelas que foram contempladas, qual a razão disso, desde quando.”
Publicidade
O delegado destacou que a maioria das moradias está em situação regular. Ainda segundo Schneider, não houve a remoção de nenhum morador. Os dados levantados serão objeto de estudos do banco e possível adoção de medidas administrativas e judiciais. Até que o financiamento seja quitado pelo contemplado no programa, a moradia pertence à Caixa Econômica Federal. A Caixa foi contatada pela reportagem, mas ainda não deu retorno sobre o assunto.