Categories: Polícia

Operação desarticula organização que simulava quitação de tributos federais

A Receita Federal deflagrou a operação Fake Money nesta sexta-feira, 28, em conjunto com a Polícia Federal e o Ministério Público Federal, para desarticular uma organização criminosa especializada responsável por um esquema fraudulento que cedia supostos créditos com o objetivo de simular a quitação ou compensação de tributos federais. Os prejuízos causados à arrecadação de impostos alcançam R$ 5 bilhões.

Na área de abrangência da Delegacia da Receita Federal em Santa Cruz do Sul, já foram identificados 155 contribuintes lesados, dos cerca de 3 mil que foram vítimas da fraude em todo o Brasil. Na região, o órgão entrou em contato com 52 pessoas. Foram cumpridos 16 mandados de prisão preventiva e 34 mandados de busca e apreensão. A operação contou a com a participação de 74 auditores-fiscais e dois analistas-tributários da Receita Federal, além de equipe de apoio, em 10 municípios paulistas, Curitiba e Uberlândia.

Nome da operação

Publicidade

O nome da operação faz alusão aos imprestáveis e falsos créditos negociados para tentativa de pagamento de tributos. Assim, tomando emprestado o moderno termo Fake News, relacionado a notícias falsas, adotou-se o termo Fake Money para esses falsos pagamentos. 

LEIA MAIS NA EDIÇÃO DO FIM DE SEMANA DA GAZETA DO SUL

Publicidade

João Caramez

Em 2010, aceitei o convite para atuar como repórter estagiário no Portal Gaz, da Gazeta Grupo de Comunicações. Era o período de expansão do site, criado em 2009, que tornou-se referência em jornalismo online no Vale do Rio Pardo. Em 2012, no ano da formatura na graduação pela Unisc, passei a integrar a equipe do jornal impresso, a Gazeta do Sul, veículo tradicional de abrangência regional fundado em 1945. Com a necessidade de versatilidade para o exercício do jornalismo multimídia, adquiri competências em reportagem, edição, diagramação e fotografia para a produção de conteúdo em texto, áudio e vídeo. Entre as funções, fui editor de País/Mundo e repórter de Geral. Atualmente, sou repórter de Esporte e produzo conteúdo para o site Portal Gaz e jornal Gazeta do Sul. Integro a mesa de debatedores do programa 'Deixa Que Eu Chuto', da Rádio Gazeta FM 107,9, desde 2018. Em 2021, concluí uma pós-graduação em Gestão Estratégica de Negócios pela Ulbra.

Share
Published by
João Caramez

This website uses cookies.