Categories: Polícia

Operação contra venda ilegal de cigarros prende 19 pessoas

A Polícia Federal prendeu na manhã desta quarta-feira, 10, 19 pessoas envolvidas na venda ilegal de cigarros em diversos municípios do Estado, durante a Operação Pancada. Três mandados de busca e apreensão foram cumpridos em Cachoeira do Sul. A ação, coordenada pela PF de Rio Grande, buscava combater o contrabando de cigarros e a venda irregular dos produtos.

LEIA MAIS: Operação combate o contrabando de cigarros em 13 municípios do Sul

Além de Cachoeira, os municípios de Porto Alegre, Gravataí, Canoas, Cachoeirinha, Rio Grande, Pelotas, Alvorada, Barão do Triunfo, Esteio, Caxias do Sul, Agudo, no Rio Grande do Sul, e Maracajá, em Santa Catarina, também foram alvo da operação.

Publicidade

Conforme o delegado Gabriel Figueiredo Leite, as duas quadrilhas investigadas pela Polícia Federal atuavam de duas formas distintas. “As duas organizações criminosas faziam a distribuição de cigarros na região de Rio Grande, de duas maneiras. Uma era de cigarros paraguaios, contrabandeados. A outra era a distribuição de cigarros produzidos no Brasil, de marcas que imitam as paraguaias, vendidos sem notas fiscais”, explicou Figueiredo.

A suspeita era de que existiam fornecedores de cigarros em Cachoeira do Sul, principalmente relacionados à segunda prática comentada pelo delegado. Durante as diligências no município, foram apreendidos documentos e mídias, que foram encaminhados à PF de Rio Grande. Os mandados foram cumpridos em uma residência e dois locais que supostamente funcionavam como depósitos, no Bairro Quinta da Boa Vista.

Em todo o Estado, foram cumpridos 66 mandados de busca e apreensão, além de alguns bens terem sido indisponibilizados pela Justiça. Ao todo, 11 das 19 prisões foram efetuadas em flagrante e o restante com mandados de prisão. Conforme o delegado, foram apreendidas cerca de 1.200 caixas de cigarros – cada uma com 50 pacotes, que tem 10 maços do produto cada um -, totalizando 600 maços.

Publicidade

De acordo com o delegado Figueiredo, a ação partiu de uma grande apreensão de cigarros em março deste ano, em Rio Grande. “Fizemos essa operação após encontramos o depósito com cerca de 800 caixas de cigarros paraguaios”, comentou. Como o depósito ficava na Rua Henrique Pancada, a operação recebeu o nome do local.

O delegado descartou qualquer relação entre a operação desta quarta-feira e a fábrica clandestina fechada no interior de Cachoeira do Sul em setembro do ano passado. Na época, a fazenda que abrigava a produção dos cigarros piratas se revelou um complexo esquema de falsificação do produto paraguaio que entra e é vendido no Brasil de forma clandestina.

Publicidade

Naiara Silveira

Jornalista formada pela Universidade de Santa Cruz do Sul em 2019, atuo no Portal Gaz desde 2016, tendo passado pelos cargos de estagiária, repórter e, mais recentemente, editora multimídia. Pós-graduada em Produção de Conteúdo e Análise de Mídias Digitais, tenho afinidade com criação de conteúdo para redes sociais, planejamento digital e copywriting. Além disso, tive a oportunidade de desenvolver habilidades nas mais diversas áreas ao longo da carreira, como produção de textos variados, locução, apresentação em vídeo (ao vivo e gravado), edição de imagens e vídeos, produção (bastidores), entre outras.

Share
Published by
Naiara Silveira

This website uses cookies.