A Polícia Federal, com o apoio do Ibama, deflagrou a operação Link Bird, com o objetivo de reprimir organização criminosa responsável pelo comércio ilegal internacional de aves. Ao todo, 15 policiais federais e agentes do Ibama cumpriram três mandados de busca e apreensão em Vera Cruz, Roca Sales e Lajeado, todos no Rio Grande do Sul, nessa quinta-feira, 26.
A operação Link Bird é um desdobramento da operação Bird Box, que investigou uma organização criminosa que comprava pássaros na Europa e internalizava em malas despachadas. Nessa nova fase, a PF foca em clientes brasileiros que compravam esses animais importados ilegalmente. Na ação, 254 aves exóticas foram apreendidas. Ninguém foi preso.
LEIA TAMBÉM: Polícia Civil recupera mais de R$ 30 mil furtados por funcionário em loja
Publicidade
Saiba mais
A operação Bird Box investigou um cidadão brasileiro que trazia aves da Europa, principalmente da Espanha e Bélgica, com o auxílio de um cidadão português. As aves eram originárias da Austrália e África. Eram trazidas para o Brasil em malas despachadas, com mortandade de quase 90%. Mesmo assim, a organização criminosa fazia até 4 viagens por mês.
O tráfico de animais é o terceiro crime mais lucrativo do mundo. Os investigados foram denunciados e estão respondendo por organização criminosa internacional e introdução ilegal de animais, o que pode causar doenças que podem se espalhar para os seres humanos, como a a Covid, por exemplo.
Publicidade
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙