A Operação Avante, desencadeada pela Brigada Militar no final do mês de janeiro, já resultou em 190 prisões, apreensão de 50 armas de fogo e recolhimento de R$ 48 mil sem procedência. As ações foram realizadas em diversas regiões do Estado, com a mobilização diária de efetivo direcionado exclusivamente para operação.
As abordagens policiais qualificadas identificaram cerca de 20 mil pessoas e fiscalizaram 10 mil veículos em barreiras móveis. Ao todo, 270 veículos foram autuados por infrações de trânsito e 160 recolhidos. Os policiais militares também apreenderam 18 quilos de maconha, 1,3 mil munições, entre outros materiais. Na semana de 29 de fevereiro a seis de março, em Porto Alegre, foram efetuadas 32 prisões, apreendidas 21 armas de fogo e 699 munições, além de drogas, balanças de precisão e carregadores de pistola.
A operação tem como foco principal o enfrentamento aos crimes de roubo de veículos e roubo a transporte coletivo, seguido de abordagens policiais qualificadas nos pontos previamente determinados em barreiras dinâmicas, atuação em áreas de vulnerabilidade social, buscando coibir crimes como tráfico de drogas, bem como, a apreensão de armas e recaptura de foragidos.
Publicidade
Vila Cruzeiro do Sul
As ações desenvolvidas pela Brigada Militar visam garantir a segurança da população, especialmente em áreas onde recentemente ocorreram conflitos entre grupos rivais, como nas vilas Bom Jesus e Grande Cruzeiro. São planejadas com base nos indicadores de criminalidade de cada Comando Regional e unidade, e obtidos por meio de um programa homônimo (Programa Avante), chegando-se aos dias e horários de maior incidência e priorizando o emprego dos policiais militares nesses locais e horários específicos.
Segundo o comandante da Operação Avante, tenente-coronel Carlos Alberto Andrade, além dos objetivos prioritários da mobilização, “o foco também será o desarmamento dos criminosos, apreensão de drogas e a segurança da população”.
O Programa Avante, implementado pelo Comando-Geral da Brigada Militar, procurou estabelecer diretrizes estratégicas para a Instituição, que irão balizar as ações de longo prazo na busca da melhoria do serviço oferecido pela BM aos cidadãos. Para que isso ocorra, foi adotada a gestão por resultados, que envolverá todos os brigadianos na busca por essa meta de qualificação.
Publicidade
(*Dados referente ao período de 28 de janeiro a 6 de março de 2016).