Diversos pássaros silvestres mantidos ilegalmente em cativeiro foram apreendidos na tarde desta quinta-feira, 19, em Venâncio Aires, durante uma ação conjunta entre a Guarnição de Serviço do 2º Grupo de Polícia Militar Ambiental de Rio Pardo e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente do município. A operação visa combater a manutenção irregular de fauna em propriedades particulares.
LEIA TAMBÉM: Polícia Ambiental apreende redes de pesca irregulares em Vale Verde
Durante a fiscalização, três propriedades foram inspecionadas, e em duas delas, encontradas aves silvestres sem qualquer registro junto ao órgão ambiental competente. Entre as espécies apreendidas estavam a Caturrita (Myiopsitta monachus), o Cardeal (Paroaria coronata), o Azulão (Cyanocompsa brissonii), o Trinca-ferro (Saltator maximus), o Bico-de-pimenta (Saltator fuliginosus), o Coleirinho (Sporophila caerulescens) e o Frade (Stephanophorus diadematus).
Publicidade
As aves foram recolhidas pelas equipes municipais e encaminhados ao Centro de Triagem de Animais Silvestres, localizado em Porto Alegre, para os cuidados necessários. Os responsáveis pelas propriedades foram autuados conforme os preceitos da Lei Federal nº 9.099/95, que trata das infrações relacionadas à fauna silvestre e à preservação ambiental.
quer receber notícias de Santa Cruz do Sul e região no seu celular? Entre no NOSSO NOVO CANAL DO WhatsApp CLICANDO AQUI 📲 OU, no Telegram, em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça agora!
Publicidade