Pelo menos 11 municípios gaúchos já pediram à Defesa Civil estadual a homologação do decreto de situação de emergência em função das chuvas que atingem o Rio Grande do Sul. A maioria das cidades está situada na Região da Campanha, que foi uma das mais castigadas pelo excesso de precipitações.
Entre os municípios da Campanha que já fizeram o decreto estão Bagé, Candiota, Dom Pedrito, Pedras Altas e Pinheiro Machado. No Sul do Estado, também afetado pelas chuvas, as cidades de Arroio Grande, Herval e Santa Vitória do Palmar também realizaram os pedidos.
Na Fronteira Oeste a situação é mais grave, uma vez que diversos agricultores tiveram perdas registradas. Porém, até então, apenas Rosário do Sul fez o decreto. Já na região Central, São Francisco de Assis é o único município que fez o pedido. São Miguel das Missões foi a última a decretar situação de emergência após um vendaval destelhar um hospital, um CTG e danificar as peças do sítio arqueológico.
Publicidade
A previsão é de que o número de cidades que já decretaram a situação aumente nos próximos dias, já que muitas agrupam a documentação para o decreto. Canguçu, Cerrito, Chuí e Pedro Osório devem decretar nos próximos dias.