Após o período de recesso, alunos, professores e equipes diretivas das escolas municipais retomam as atividades pedagógicas nesta quarta-feira, 22. Em Santa Cruz do Sul, 11 mil alunos voltam às salas de aula. O secretário municipal de Educação, Wagner Machado, enfatiza que o retorno será um momento de alegria, reencontro, afeto e muito aprendizado. “Este reinício não é apenas do ano letivo, mas também da vida nos seus moldes tradicionais. A expectativa não poderia ser melhor. Sem as incertezas da pandemia, tanto professores quanto alunos estão mais encorajados, motivados e com clareza quanto aos objetivos e métodos a serem empregados”, diz.
LEIA TAMBÉM: Volta às aulas: momento de retornar à rotina de aprendizado
Já nas escolas estaduais, 6,7 mil alunos retornam às aulas em Santa Cruz nesta quinta-feira, 23. Na região, o número alcança cerca de 28 mil estudantes. O coordenador da 6ª Coordenadoria Regional de Educação (6ª CRE), Luiz Ricardo Pinho de Moura, deseja à comunidade escolar um retorno com muito êxito e sucesso.
Publicidade
“Que possamos trabalhar motivados em torno de todo o protagonismo dos nossos estudantes e desenvolvimento de todas as suas habilidades e competências”, afirmou. A situação é diferente em algumas instituições privadas, que já iniciaram o ano letivo ou retomarão as aulas nos próximos dias.
Mauá – O Colégio Mauá inicia o ano letivo amanhã para 2.180 alunos, sendo 405 da Educação Infantil, 1.420 do Ensino Fundamental e 355 do Ensino Médio. A instituição, que é considerada a maior escola privada de Santa Cruz do Sul e uma das mais importantes do interior do Estado, comemora 153 anos de história em 2023. Conta com 310 colaboradores, sendo 165 professores e 145 funcionários.
LEIA TAMBÉM: Mauá inicia 2023 com maior número de alunos da história
Publicidade
Unisc – A Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) também retoma as aulas nesta quinta-feira. São esperados em torno de 6,2 mil alunos na graduação. Para recepcionar os estudantes, a instituição preparou uma programação especial, que ocorrerá de 6 a 8 de março no auditório central. Será um momento de recepção institucional e apresentação de serviços e oportunidades oferecidas pela Unisc. Para os demais campi e aos alunos da Educação a Distância, haverá transmissão online. Já no dia 9 de março, no Centro de Convivência em Santa Cruz, ocorrerá um momento de integração entre calouros e veteranos, além da apresentação de uma banda. Os demais campi também contarão com o momento de integração.
Educar-se – Com o tema “A natureza que nos cerca”, a Escola de Educação Básica Educar-se intensifica os preparativos para o ano letivo. Na próxima segunda-feira, a instituição receberá cerca de 630 alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio. Para recepcioná-los, melhorias são realizadas nos espaços físicos, como ampliação e criação de salas. Entre os planejamentos pedagógicos, a Educar-se oferece novidades em eletivas no Novo Ensino Médio e trabalha propósitos diferenciados relacionados à língua inglesa, em parceria com a Unisc Idiomas.
LEIA TAMBÉM: Educar-se volta às aulas no dia 27 de fevereiro
Publicidade
Marista – O Colégio Marista São Luís retomou as aulas no último dia 14. Localizada na região central, a escola conta com uma estrutura de 10 mil metros quadrados. Há infraestrutura adequada para cada nível de ensino, onde mais de 130 educadores se envolvem, diariamente, para oferecer educação de qualidade. Atualmente, conta com cerca de 800 estudantes, da Educação Infantil ao Ensino Médio.
Senac – O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) iniciou as aulas do Ensino Médio no último dia 13. Atualmente, 95 alunos aprendem por meio de uma metodologia integrada ao Técnico em Informática para Internet. Durante os três anos de formação, os estudantes têm acesso a reflexões sobre o mundo do trabalho e diversas competências que potencializam suas jornadas educacionais e profissionais. O modelo de educação conta com um corpo de professores preparados para atuar interdisciplinarmente, de forma a desenvolver uma visão sistêmica e colaborativa.
LEIA TAMBÉM: Volta às aulas exige maiores cuidados no trânsito
Publicidade
Dom Alberto – O Colégio Dom Alberto retornou às atividades no último dia 13 com a acolhida aos novos alunos. No dia 14, todos os estudantes foram recepcionados com diversas atividades especiais propostas para a integração entre alunos e professores.
Neste ano letivo que se inicia, o Colégio Dom Alberto conta com a modernização dos seus laboratórios de ensino, com o objetivo de aprimorar o atendimento em todas as áreas de formação. Além disso, a instituição pretende dar continuidade ao ensino de excelência, com todos os níveis atualizados de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Esta quarta-feira marca o dia em que diversas escolas de Santa Cruz do Sul retornam para iniciar um ano letivo repleto de novas aprendizagens. Por isso, ainda que um pouco em cima da hora, na última segunda-feira, dia em que o comércio estava aberto, mesmo que no meio de um feriadão, muitas pessoas aproveitaram o dia para garantir as últimas compras em lojas de material escolar.
Publicidade
LEIA MAIS: Clientes aproveitam feriadão para fazer últimas compras de materiais escolares
Na Clip, papelaria situada no centro de Santa Cruz, o movimento foi intenso principalmente após o meio-dia. O estabelecimento também abriu ontem, já que terça-feira de Carnaval não é feriado. Vilson Jorge Fengler, proprietário da Clip, disse que o bom fluxo de pessoas na loja na segunda-feira já era esperado.
“É normal, porque muita gente aproveita o feriadão e vem comprar.” Fengler também afirmou que a demanda foi além do esperado e até faltaram alguns itens. “Em relação ao ano passado, está bem maior o movimento”, acrescentou.
Eliane Peres, de 39 anos, e o filho Eduardo Rodrigues, de 16, também foram às compras. Estudante da Escola Estadual Ernesto Alves, Eduardo vai retornar às aulas nesta quinta-feira, 23, quando a rede estadual de ensino abre o ano letivo. Porém, os dois aproveitaram a segunda-feira para comprar a lista de material escolar do jovem.
LEIA TAMBÉM: Material escolar: confira o que não pode ser solicitado aos alunos
“Vim buscar tudo agora, de última hora mesmo. Quisemos aproveitar o feriadão de Carnaval, pois estamos de folga, então viemos neste momento de tumulto”, disse Eliane. “Mas até que está bem tranquilo”, completou.
O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Santa Cruz, Ricardo Bartz, explica que o mercado de material escolar vive um período de aquecimento, em função da volta às aulas. “Muitos pais anteciparam as compras para o início de janeiro e encontraram bons preços. Mas existem alguns locais em que os preços do material ainda ficaram em conta”, diz.
LEIA TAMBÉM: Uergs oferece 70 vagas via Sisu na unidade de Santa Cruz; confira os cursos
Contudo, Bartz observa que neste ano algumas pessoas podem optar por resgatar alguns itens que não foram tão utilizados, para não gastar tanto. “Acredito que o segmento possa vender mais em valores, mas menos em número de artigos. Isso porque a alta de preços e o menor poder de consumo das famílias neste início de ano podem afetar a aquisição de novos materiais. Muitos irão optar por reutilizar os antigos”, frisa.
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS NO PORTAL GAZ
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
This website uses cookies.