O ex-ministro Onyx Lorenzoni esteve nessa segunda-feira, 16, em Santa Cruz do Sul dando sequência a uma série de visitas que tem feito a municípios gaúchos para o lançamento do livro Do Baixo Clero ao Planalto – A história de uma vitória contra o sistema. A obra conta a trajetória do deputado Jair Bolsonaro, sua candidatura à Presidência da República, a vitória e a forma como administrou o País.
No Charrua Hotel, local escolhido para o encontro, o deputado federal Marcelo Moraes (PL) destacou a aproximação de Onyx com a família, pois seu pai foi contemporâneo de mandato e ambos defenderam a candidatura de Bolsonaro. “Vocês conseguiram mostrar para o País que é possível ter um político que não se entrega ao sistema”, disse.
A recepção de Onyx, que está morando na Europa em dois anos sabáticos, também foi feita pela deputada estadual Kelly Moraes, políticos da região e admiradores, tanto dele quanto do homenageado em seu oitavo livro, Bolsonaro. Em entrevista coletiva, o ex-ministro, que foi candidato ao governo do Estado em 2022, confirmou o seu interesse em disputar o Piratini nas eleições de 2026.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Trecho de debate entre Leite e Onyx viraliza nas redes sociais
Durante a campanha eleitoral em que Bolsonaro tornou-se presidente do Brasil, Onyx Lorenzoni foi um dos seus mais fiéis apoiadores. A aproximação de ambos foi tão representativa que ele foi convocado a integrar cargos de alto escalão, ocupando cinco ministérios na gestão do ex-presidente.
“Fizemos um governo disruptivo, que trouxe transformação ao Brasil, mas fomos vítimas de uma construção de narrativa, fruto de mais de 40 anos da esquerda brasileira. Através desse trabalho eles conseguiram espaço importante na mídia, o que os ajudou”, destaca o ex-ministro, que obteve recentemente a cidadania italiana. O autor da obra acompanha Bolsonaro desde abril de 2017, tendo recebido o convite em fevereiro daquele ano. “Naquela época, eu era secretário do Democratas e estávamos trabalhando para fazer a candidatura de Ronaldo Caiado a presidente, mas não foi possível”, recorda.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Bolsonaro e Michelle usam prerrogativa do silêncio no depoimento sobre as joias
Onyx entende que houve ocultação, por parte da grande imprensa, dos bons momentos da campanha de Bolsonaro, que teria sido recebido por “multidões” em cidades. “Havia um clamor da população por um novo caminho, que é o que me fez estar ao lado dele também. Fui o relator das dez medidas de combate à corrupção, que foram um ponto de esperança dos brasileiros”, explica.
O ex-ministro relembra que a caminhada foi desacreditada no início. Conta que um jantar foi marcado para 25 pessoas, em sua casa, e apenas dois deputados compareceram: Jorginho Mello (atual governador de Santa Catarina) e Eder Mauro (político do Pará). “Ficamos em uma mesa para 25 com o Eduardo [Bolsonaro], ele [ex-presidente] e eu e os dois convidados. Em pouco mais de nove meses, tínhamos quase 130 deputados apoiando”, ilustra Onyx Lorenzoni.
Publicidade
OPINIÃO: Marcio Souza: “PL mostra força na região”
A participação popular, com a produção de material de divulgação sobretudo após o episódio da facada durante a campanha, também é apontada como fundamental para o desempenho. Resultado que representou a eleição de Bolsonaro, mas também significou a estruturação da direita no País.
Morando parte do tempo em Portugal e na Itália, Onyx realizará curso de gestão pública e deve, a partir disso, elaborar o livro Quem cuida melhor dos pobres: esquerda ou direita. Ele critica a gestão de Eduardo Leite (PSDB) e diz que entendeu erros e acertos cometidos durante a sua campanha. E adianta: “É claro que vou disputar as eleições de 2026. O Rio Grande do Sul está sendo administrado muito aquém do que merece”.
Publicidade
LEIA MAIS TEXTOS DE MARCIO SOUZA
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade
This website uses cookies.