A Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) aprovou a resolução Cooperativas no Desenvolvimento Social, que define 2025 como o Ano Internacional das Cooperativas. Com a decisão, a assembleia reconhece a importância das cooperativas na promoção do desenvolvimento econômico e social das comunidades onde estão localizadas, incluindo mulheres, pessoas com deficiência e povos indígenas, bem como a contribuição dada pelo movimento para a erradicação da fome e da pobreza.
Além disso, o texto reconhece que as cooperativas são fundamentais para diminuir os efeitos das mudanças climáticas e reforça que existem cerca de 3 milhões de cooperativas no mundo, agregando em torno de 10% dos trabalhadores do globo. Na prática, significa que a ONU incentivará e apoiará os 195 países membros a adotarem medidas de fortalecimento e promoção das cooperativas em suas realidades locais. Também serão promovidas ações de cooperação técnica e transferência de conhecimento e forte inserção dos representantes das cooperativas em instâncias de tomada de decisão, tanto em nível regional quanto nacional e internacional.
LEIA TAMBÉM: Ato em Vera Cruz destaca o empoderamento feminino
Publicidade
Esta é a segunda vez que a ONU proclama um ano dedicado às cooperativas. A primeira foi em 2012, quando a data foi comemorada com o slogan “As cooperativas fazem um mundo melhor” e destacou a criação, por meio do movimento, de 100 milhões de vagas de emprego em todo o mundo após a crise global de 2008. Outro dado relevante diz respeito ao crescimento significativo do cooperativismo em todo o mundo. Segundo a Aliança Cooperativa Internacional (ACI), organização não-governamental independente que reúne, representa e atende organizações cooperativas em todo o mundo, há 1 bilhão de cooperados – uma em cada seis pessoas no mundo.
Cenário do cooperativismo no Brasil
O cooperativismo está presente em sete setores, entregando soluções que facilitam o dia a dia das comunidades nas quais se insere. São eles:
Publicidade
- Setor Agropecuário – 1.185 cooperativas, 1 milhão de cooperados, 250 mil empregos diretos
- Setor Consumo – 235 cooperativas, 2,1 milhões de cooperados, 14,5 mil empregos diretos
- Setor Crédito – 728 cooperativas, 15,5 milhões de cooperados, 99 mil empregos diretos
- Setor Infraestrutura – 284 cooperativas, 1,3 milhão de cooperados, 7 mil empregos diretos
- Setor Saúde – 720 cooperativas, 254 mil cooperados, 136 mil empregos diretos
- Setor Trabalho, Produção de Bens e Serviços – 655 cooperativas, 183 mil cooperados, 12 mil empregos diretos
- Setor Transporte – 886 cooperativas, 97 mil cooperados, 5,7 mil empregos diretos.
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙
Publicidade