Novos estudos do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) indicam que a aplicação do horário de verão neste ano não vai trazer benefícios para a operação do sistema elétrico nacional. A análise sobre a possibilidade de retomar o mecanismo, extinto em 2019, foi feita a pedido do Ministério de Minas e Energia (MME).
LEIA TAMBÉM: Efeitos do fenômeno La Niña devem caracterizar a primavera neste ano
Apesar do parecer, a decisão sobre a medida caberá ao governo. Os resultados devem ser apresentados oficialmente na próxima reunião do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE), colegiado presidido pelo ministro de Minas e Energia, Adolfo Sachsida. O encontro está previsto para a próxima quarta-feira.
Publicidade
Criado com a finalidade de aproveitar o maior período de luz solar na época mais quente do ano, o horário de verão foi instituído no Brasil em 1931 pelo então presidente Getúlio Vargas, e adotado em caráter permanente a partir de 2008. Porém, mudanças nos hábitos do consumidor e avanço da tecnologia teriam reduzido a relevância da economia de energia ao longo dos anos. O novo estudo foi solicitado para entender se houve alteração nesse cenário, tendo em vista o crescimento de investimentos na geração de energia solar por meio de placas fotovoltaicas.
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade
This website uses cookies.