O primeiro ônibus abastecido com biometano (GNVerde) a rodar no Brasil está no Rio Grande do Sul e foi apresentado oficialmente nessa quinta-feira, 29, em evento na sede da Brasken, em Triunfo. A ação é resultado de uma parceria entre a Companhia de Gás do Estado (Sulgás), Scania, Braskem e Consórcio Verde Brasil (Ecocitrus e Naturovos).
Antes de ser oficialmente apresentado, o ônibus passou por um período de demonstração, para comprovar a viabilidade do uso deste gás ecológico como alternativa de abastecimento para o transporte coletivo nas grandes cidades. Ele passou por países como o México e a Colômbia, sempre abastecido com GNV. Em Bogotá, foi testado em condições extremas: altitude elevada, baixa pressão atmosférica, tráfego pesado e ladeiras.
O secretário de Minas e Energia, Lucas Redecker, representou o governo do Estado na ocasião e afirmou que o projeto transcende o espectro de atuação da secretaria, pois envolve diversas cadeias produtivas, como a dos agricultores. “O biometano não é o futuro, ele é o presente. O debate e o uso de energias limpas precisa ocorrer no presente, para que possamos construir um futuro melhor”, declarou. O secretário afirmou ainda que o governo do Estado é parceiro da iniciativa e que a nova diretoria da Sulgás vai dar andamento a este projeto bem sucedido.
Publicidade
Sobre o ônibus
O ônibus Scania Euro 6 tem 15 metros de comprimento, com dois eixos direcionais e capacidade para até 120 passageiros. As características do motor permitem que o veículo rode não só com biometano, mas também com Gás Natural ou a combinação de ambos. Esse ônibus já é referência na Europa e América Latina e está sendo abastecido com o GNVerde produzido pelo Consórcio Verde Brasil (Ecocitrus e Naturovos) em Montenegro. Diariamente, o veículo realiza uma rota demonstrativa no Polo Petroquímico de Triunfo, com apoio da Braskem. A iniciativa conta ainda com a parceria da Univates, que monitora a performance do veículo com o combustível.
Publicidade
This website uses cookies.