O Sindicato do Comércio Varejista de Santa Cruz do Sul e Região (Sindilojas-VRP) e a ONG Foco Empreendedor concluíram o primeiro módulo do projeto “Caminhos Profissionais Social Plus”, com a formação de 11 jovens inscritos na primeira turma. O curso, que contou com 60 horas de atividades, teve como objetivo a preparação dos alunos para o mercado de trabalho. A formatura está marcada para esta segunda-feira, 24, às 14 horas, no Sindilojas, onde ocorreram os encontros de formação.
Segundo o presidente do Sindilojas-VRP, Mauro Spode, a formatura da primeira turma dessa parceria, reedição de um antigo projeto entre as entidades, confirma que a educação é um dos pilares fundamentais do Sindicato. “A gente acredita no poder transformador que a formação tem nas pessoas. Estamos ajudando uma nova geração profissional para que, ali na frente, eles possam ingressar no mercado de trabalho por meio do comércio, fazer carreira e evoluir nesse segmento tão importante para nossa economia.”
LEIA TAMBÉM: Professores de universidades e instituições federais encerram greve
Publicidade
O curso – desenvolvido em cima da pedagogia do comércio – iniciou-se em abril e foi concluído após 15 encontros. Conforme a coordenadora de projetos da ONG Foco Empreendedor, Carina Bublitz, trata-se de uma iniciativa disruptiva e desafiadora.
“O público-alvo, nossos jovens, de costume é alocado em uma escola, e este agora foi ofertado fora da estrutura escolar e em ambiente mais corporativo. Vemos que os que se inscreveram foram realmente firmes em seus propósitos de despertar a consciência empreendedora ou intraempreendedora, e se permitiram mudar hábitos e comportamentos. Um deles foi sair da zona de conforto”, salienta Carina.
LEIA TAMBÉM: Prazo para se inscrever no Vestibular de Inverno da Unisc termina nesta segunda-feira
Publicidade
Ela observa que essa aproximação trouxe desafios que mostram a realidade dos jovens atualmente. “Eles não foram na lógica de querer estar no conforto de suas casas. Ao contrário, aprenderam a fazer gestão do tempo, expor-se e aprender novas habilidades. Com isso, puderam aprimorar seu autoconhecimento e a tomada de decisões, melhorar sua performance e comunicação, fazendo melhores escolhas para sua vida pessoal e profissional”, ressalta a coordenadora.
Formandos
Primeira Turma – curso Caminhos Profissionais Social Plus
- Arthur Ghael Bienert
- Christopher Henkes Gonçalves
- Eduarda Blank Silveira
- Gabriela Martins Rodrigues
- Guilherme Rossetto Lopes
- Joaquim Pereira Arend
- Kauã Sbruzzi Kühl
- Nicolas Eduardo Haas Kothe
- Nicolas Marques da Silva
- Paula Raissa dos Santos Silva
- Pedro Leonardo Corre
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Publicidade
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙